Após tombo, PIB da China cresce de 3,2% no 2T20, acima do esperado

O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 3,2% no segundo trimestre de 2020, em comparação com o mesmo período no ano anterior. Esse resultado reflete uma recuperação econômica da segunda maior potência mundial, após a contração de 6,8% no primeiro trimestre devido a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

O resultado ficou acima do estimado pelos analistas que esperavam alta de 2,5%. Apesar do crescimento econômico apresentado no segundo trimestre, a economia da China caiu 1,6% nos primeiros seis meses do ano.

O governo chinês vem implementando pacote de estímulos econômicos como mais gastos fiscais, isenção de impostos e cortes nas taxas de empréstimos.

Suno One: O primeiro passo para alcançar a sua independência financeira

A recuperação foi impulsionada principalmente pela indústria, enquanto que os gastos dos consumidores foram mais fracos do que o esperado. A produção industrial da China subiu 4,8% em junho, em comparação com o mesmo período no ano anterior. Trata-se de uma expansão industrial pelo terceiro mês consecutivo.

As vendas no varejo caíram 1,8% no ano. Os analistas estimavam crescimento de 0,3%, após queda de 2,8% em maio. Por sua vez, o investimento em ativos fixos encolheu 3,1%. Na primeira metade do ano, a produção industrial foi 1,3% menor, enquanto as vendas no varejo caíram 11,4%. A taxa de desemprego urbano caiu para 5,7%.

China registra queda de 6,8% no PIB do 1T20 por causa do coronavírus

A economia da China se contraiu no primeiro trimestre de 2020. O PIB da segunda maior economia do mundo caiu 6,8% nos primeiros três meses do ano em comparação com o mesmo período em 2019.

Trata-se da primeira retração desde quando os resultados trimestrais começaram a ser divulgados, em 1992. No primeiro trimestre do ano passado, a China havia registrado um crescimento de 6%. A queda significativa em seu crescimento econômico é em razão da pandemia do novo coronavírus.

Veja Também: Coronavírus: China corta juros e injeta US$ 14,2 bi na economia

Apesar de uma porcentagem expressiva, os economistas consultados pelo jornal norte-americano, “The Wall Street Journal”, estimavam uma queda de 8,3%.

Em comparação com o último trimestre a economia ficou 9,8% menor. A produção industrial chinesa caiu 1,1% em março, ante o mesmo período ano passado. As vendas no varejo caíram novamente no mês, para 15,8% no comparativo anual. Nos primeiros dois meses as vendas e a produção caíram 20,5% e 13,5% respectivamente.

Os economistas estimavam queda de 7,5% na produção industrial de março deste ano. Com o vírus se espalhando, a China “enfrenta novas dificuldades e desafios para reiniciar a atividade e a produção”, disse um porta-voz do Escritório Nacional de Estatística, Mao Shengyong.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião