Balanços da semana

China prefere proibição do TikTok nos EUA a venda forçada, diz agência

O governo chinês se opõe a uma venda forçada das operações do TikTok nos Estados Unidos e entende ser melhor ver a rede social banida do país, afirmaram três pessoas com conhecimento direto do assunto nesta sexta-feira (10). As informações são da agência “Reuters”.

As autoridades chinesas consideram que uma venda forçada pintaria um quadro de fraqueza sobre a imagem da controladora do TikTok, ByteDance, e da própria China em relação ao governo norte-americano, disseram as fontes.

De acordo com duas pessoas a par do assunto, a potência asiática está disposta a utilizar as revisões realizadas em uma lista de exportações de tecnologia, em 28 de agosto, para retardar qualquer acordo de compra firmado pela ByteDance, se necessário.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Questionados pela agência, o Escritório de Informações do Conselho de Estado da China e seus ministérios de Comércio Exterior e Comércio não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

Trump quer TikTok fora

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, esteve de olho no estrondoso crescimento da rede social chinesa de vídeos curtos durante o primeiro semestre e, especialmente, em meio às medidas de quarentena. Nesse sentido, o republicano assinou um decreto executivo determinando que a plataforma deveria vender suas operações em solo norte-americano até 20 de setembro, sob pena de banimento.

O mandatário argumenta questões de segurança nacional por conta da enorme quantidade de dados compilados pela rede social, que, segundo Trump, estariam sendo utilizados por Pequim para ter acesso a informações sensíveis de cidadãos estadunidenses.

Em vista disso, a dona do aplicativo ByteDance vem negociando a venda das operações com potenciais compradores, como a Microsoft e o Oracle. O presidente americano afirmou que o prazo estabelecido para vender o controle da plataforma nos Estados Unidos não será prorrogado. “Não haverá extensão do prazo do TikTok”, declarou.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, afirmou a jornalistas que os Estados Unidos estão abusando do argumento de segurança nacional para pressionar o TikTok e fez um apelo para o governo norte-americano parar de oprimir empresas estrangeiras.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião