Coronavírus: China pode cumprir meta de crescimento mesmo com epidemia, diz Xi Jinping

De acordo com o presidente da China, Xi Jinping, o país pode atingir a sua meta de crescimento econômico deste ano, mesmo em meio ao surto da epidemia do coronavírus (Covid-19). A declaração foi dada à televisão estatal chinesa nesta terça-feira (18).

O mandatário afirmou que a economia chinesa permanece resiliente, à medida que os esforços para conter o avanço do coronavírus aumentem. Entretanto, as informações mais recentes sobre a epidemia demonstram um aumento no número de mortos.

Segundo informou a Comissão Nacional de Saúde da China nesta terça-feira, a doença oriunda na província de Hubei matou mais 98 pessoas, totalizando 1,86 mil. As autoridades sanitárias chinesas também elevaram para 72,43 mil o número de contagiados pela epidemia.

Veja também: PIB do Japão recua 6,3% no quarto trimestre de 2019

Foram registrados 11,74 mil casos graves, já 12,55 mil se recuperaram e receberam alta médica. O governo acrescentou que 560,90 mil pessoas que tiveram contato próximo com os infectados já foram monitorados.

Possível impacto do coronavírus

Segundo o banco norte-americano J.P. Morgan, o Produto Interno Bruto (PIB) da China, que antes deveria ser de 4,9% no primeiro trimestre deste ano, deverá ser de 1%, devido ao impacto do coronavírus.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Além disso, de acordo com a Capital Economics, consultoria de estudos econômicos sediada em Londres, a epidemia poderá custar cerca de US$ 280 bilhões (R$ 1,20 trilhão na cotação atual) à economia de todo o mundo.

A Organização Mundial do Comércio (OMC) divulgou, na última segunda-feira (17), que o crescimento do comércio global de mercadorias deve continuar fraco no início deste ano. O coronavírus pode forçar um desempenho abaixo do esperado, já que desconsidera os resultados mais recentes, como o surto da doença.

A organização sediada em Genebra, na Suíça, informou que seu indicador de comércio de mercadorias, em dezembro, caiu para 95,5 frente a 96,6 reportado em novembro. Leituras menores que 100 sugerem um crescimento do comércio abaixo das tendências de médio prazo.

Nenhuma contaminação entre brasileiros

Entre os 58 brasileiros que foram repatriados da China pelo governo federal nenhum apresenta sintomas de contaminação pelo coronavírus. A informação foi divulgada no último sábado (15) pelo Ministério da Defesa.

Confira: Coronavírus: BC da China continuará política monetária expansiva

A pasta informou em nota que os brasileiros “passaram pelas avaliações clínicas previstas e permanecem com o quadro assintomático”. Todas as pessoas resgatadas com a Operação Regresso continuam internadas em quarentena na Base Aérea de Anápolis (GO).

O Laboratório Central do Estado de Goiás (Lacen) realizou analises em todos os 34 brasileiros resgatados e nos 24 profissionais que participaram da operação de repatriação ao Brasil. Todos serão liberados caso não sejam apresentados sintomas de doença após 18 dias de isolamento.

Outras três pessoas são considerados, pelo Ministério da Saúde, como casos suspeitos de contaminação pelo coronavírus: dois em São Paulo e um no Rio Grande do Sul.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião