Coronavírus: China, pela primeira vez, não determina meta de PIB

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, informou nesta sexta-feira (22) que o país asiático não irá fixar uma meta para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2020.  De acordo com premiê, essa medida é em razão as incertezas sobre os impactos da pandemia do novo coronavírus (covid-19) no crescimento econômico da China (covid-19) no crescimento econômico da China

Trata-se da primeira vez que o governo chinês não estipula uma meta de PIB. O país asiático é apontado como a origem da pandemia do novo coronavírus.

Suno One: O primeiro passo para alcançar a sua independência financeira

“Não determinamos uma meta específica para o crescimento no ano, principalmente por causa da situação global da pandemia [do coronavírus], a situação econômica é muito incerta, e o desenvolvimento da China enfrenta alguns fatores imprevisíveis”, disse Keqiang.

A economia da segunda maior potência do mundo recuou 6,8% no primeiro trimestre de 2020. É primeira contração em décadas, influenciada pelo surto do covid-19.

Além disso, a China informou que tem o objetivo de criar mais de 9 milhões de empregos urbanos este ano, contra a meta de 11 milhões em 2019, é a mais baixa desde 2013. E, o governo busca um déficit orçamentário em 2020 de ao menos 3,6% do PIB, contra 2,8% no ano passado.

China registra queda de 6,8% no PIB do 1T20 por causa do coronavírus

A economia da China se contraiu no primeiro trimestre de 2020. O PIB da segunda maior economia do mundo caiu 6,8% nos primeiros três meses do ano em comparação com o mesmo período em 2019.

Trata-se da primeira retração desde quando os resultados trimestrais começaram a ser divulgados, em 1992. No primeiro trimestre do ano passado, a China havia registrado um crescimento de 6%. A queda significativa em seu crescimento econômico é em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Apesar de uma porcentagem expressiva, os economistas consultados pelo jornal norte-americano, “The Wall Street Journal”, estimavam uma queda de 8,3%. Em comparação com o último trimestre a economia ficou 9,8% menor.

Por conta do coronavírus, a China adotou medidas de restrição do funcionamento de fábricas e circulação de pessoas. A produção industrial chinesa caiu 1,1% em março, ante o mesmo período ano passado. As vendas no varejo caíram novamente no mês, para 15,8% no comparativo anual. Nos primeiros dois meses as vendas e a produção caíram 20,5% e 13,5% respectivamente.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião