China pede para que OMC defenda a justiça no comércio mundial

O vice-ministro do Comércio da China, Wang Shouwen, disse nesta sexta-feira, 23 de novembro, que a Organização Mundial do Comércio (OMC) sofre com “profunda crise”.

Além disto, o vice-ministro de comércio da China afirmou que a entidade deve retomar o controle e corrigir práticas de países membros da organização que estão prejudicando o comércio global como um todo.

Shouwen disse também que a OMC deveria priorizar a resolução do impasse que envolve seu órgão de apelação. Área que sofre bloqueio dos Estados Unidos, sob a justificativa de que praticou campanha injusta contra o país da América do Norte.

“A OMC deve priorizar questões fundamentais que ameaçam a existência da instituição”, afirmou Shouwen. Que ainda destacou que órgão deve priorizar os interesses de países em desenvolvimento.

Para isto, o vice-ministro de comércio chinês afirmou que é necessário que o OMC reveja, principalmente, os subsídios agrícolas “excessivos” voltados somente para países desenvolvidos, enquanto os países em desenvolvimento sofrem com tal distorção de preço.

A relação comercial entre China e Estados Unidos vem afetando diretamente o mercado mundial. É esperado que o encontro entre Donald Trump e Xi Jinping, no G20 que acontece final deste mês, possa dar novos rumos da guerra comercial entre as potências.

Mateus Vasconcellos

Compartilhe sua opinião