Coronavírus: Pequim fecha mercado após novos casos da doença

O último caso de coronavírus (Covid-19) em Pequim havia sido confirmado a mais de 50 dias atrás, entretanto, nesse sábado (13) o maior mercado da capital chinesa foi fechado quando mais de 50 pessoas testaram positivos para o vírus na região. A polícia local ainda estabeleceu um bloqueio a 11 bairros residenciais localizadas no entorno do mercado de Xinfadi.

De acordo com as autoridades da China, 45 funcionários do mercado estavam infectados com o coronavírus apesar de não apresentarem sintomas. Além disso, as autoridades disseram que cerca de 40 amostras de carnes, superfícies, latas de lixo, entre outros materiais do mercado, estavam contaminadas com o vírus.

Os três primeiros casos da doença após o fim do primeiro surto, foram detectados em Pequim na última quinta-feira (11) e na última sexta-feira (12). Desses, duas pessoas contaminadas foram ao mercado.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Uma jovem chamada Jin Zheng, que caminhava pelo centro da capital chinesa salientou que “a epidemia já estava quase no fim e, de repente, há mais um ou dois novos pontos de infecção”. A moça destacou que estava sentindo um pouco de medo, e acrescentou dizendo “espero que todos evitem sair e usem equipamentos de proteção”.

Além disso, um faixa com os dizeres “não podemos baixar a guarda, quando se trata de prevenção e controle de epidemias” foi colocada em um muro próximo ao local.

Contudo, as autoridades da capital afirmaram que os trabalhadores do mercado serão submetidos a testes de Covid-19, e amostras de alimentos de todos os mercados da cidade devem ser testados. Ademais, todos os restaurantes e supermercados da capital devem ser submetidos a inspeções de segurança alimentar.

Pequim suspende reabertura após novos casos de coronavírus

Já sobre as restrições que estavam sendo abrandadas, Pequim voltou atrás após o ocorrido e cancelou os planos de abrir escola primárias na próxima segunda-feira (15).

Veja também: China mentiu para a OMS escondendo dados sobre coronavírus, diz AP

Os eventos esportivos também foram cancelados e o Centro Nacional de Artes Cênicas, reaberto no dia 2 desse mês, também fechou por causa do novo surto de coronavírus, de acordo com as agências chinesas ‘Xinhua’ e ‘The Paper’.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião