China decreta novo lockdown perto de Pequim por alta em casos de Covid-19

A China decretou um lockdown na província de Hebei, vizinha da capital Pequim, após aumento nos casos do novo coronavírus (covid-19). Trata-se de implementações mais rígidas desde que a disseminação se estagnou no país em março do ano passado. As informações foram divulgadas pela mídia estatal, China Daily.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

As autoridades da China impediram a ida de cidadãos de Shijiazhuang, capital de Hebei, à estação ferroviária, suspendeu ônibus interurbanos, fechou as escolas e bloquearam as principais rodovias da província. Os números de novos casos de covid-19 no país quase dobrou na última quarta-feira (6), à medida que mais pacientes foram confirmados com o vírus em Hebei.

A província chinesa, que entrou no “modo de guerra” na terça-feira (5), foi responsável por 51 dos 52 novos casos transmitidos localmente relatados pela Comissão Nacional de Saúde nesta quinta-feira (7). Segundo a mídia estatal, 50 desses casos ocorreram em Shijiazhuang.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

As autoridades de Hebei lançaram uma campanha de testes em massa, cerca de dois milhões de amostras foram coletadas e até o momento 600 mil testadas. A capital da província tem, aproximadamente, 11 milhões de habitantes e fica a 322 quilômetros de Pequim.

O número total de novos casos para toda China ficou em 63, em comparação com 32 relatados ontem — o maior número em um único dia desde julho. O número de assintomáticos também aumentou para 79, de 64 um dia antes.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

A China tomou medidas agressivas para eliminar qualquer grupo de novos casos e evitar uma segunda onda do surto, que começou na cidade de Wuhan no final do ano passado.

O número total de casos confirmados de covid-19 no país é de 87.278, enquanto que o número de mortos permaneceu inalterado em 4.634.

Cientistas da China apontam diferença no vírus encontrado em Hebei

De acordo com o vice-chefe do Centro Chinês para Controle e Prevenção de Doenças, Feng Zijian, os pesquisadores apontaram que o sequenciamento do genoma mostrou que as cepas de Hebei eram diferentes das encontradas em outras partes da China. A cepa não tinha semelhança com a do Reino Unido, mas compartilhava algumas semelhanças com as versões encontradas na Rússia.

A comissão de saúde da província de Hebei enviou mil médicos na última quarta para Shijiazhuang para ajudar a cidade com as necessidades de saúde e testes em massa. Segundo a mídia estatal, há planos para enviar mais 2 mil profissionais da área médica nesta quinta.

O governo da China tem incentivado as pessoas a permaneceram nas cidades onde trabalham e residem durante as férias do Ano Novo Lunar, que acontece no próximo mês.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião