China queria habilitar só mais 20 frigoríficos, diz ministra; Brasil busca liberar 78

O governo da China sinalizou que pretendia habilitar apenas mais 20 frigoríficos brasileiros a exportarem carne bovina. A informação foi dada nesta quarta-feira (22) pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Ela esteve no país asiático neste mês.

Em contrapartida, o Brasil tem uma lista com 78 frigoríficos e busca que todos sejam habilitados a exportar à China. Assim, a relação será enviada ao ministério da agricultura chinês ainda esta semana. Desse modo, Tereza Cristina afirmou ter insistido às autoridades para que avaliassem as plantas brasileiras.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

“Pedimos aos chineses que analisem as 78 plantas e para que incluam três plantas de suínos, porque quando vieram ao Brasil eles ainda não tinham o problema monstruoso com a peste suína africana”, afirmou Tereza em audiência pública.

Saiba Mais: JBS cai 6% com exportações de carne suína da UE para a China em alta

Pequim havia anunciado recentemente a intenção de ampliar a lista de frigoríficos brasileiros liberados para exportação. A previsão era de que as plantas que já exportam para a Europa fossem mais facilmente habilitadas. Isso porque o mercado europeu é exigente com as questões sanitárias, o que daria mais confiança aos chineses.

De acordo com a ministra, as principais entidades do setor de carnes no Brasil estão reunidas no ministério para tratar da finalização do documento que deve ser enviado aos chineses. Além disso, a líder da pasta cobrou mais profissionalismo das empresas. Tereza informou que houve atraso com entregas de documentos pelos frigoríficos.

Saiba Mais: China pode comprar mais carne bovina brasileira, diz embaixador

Frigoríficos menores

Antes da viagem à China, a ministra da Agricultura causou um mal-estar com os frigoríficos de menor porte. Isso porque Tereza Cristina defendeu publicamente a ideia de dar prioridade aos grandes, que já exportam para a Europa.

O caso gerou incômodo e mobilizou até a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo). O órgão acusou o governo de privilegiar os grandes produtores nas negociações.

O Brasil tenta habilitar mais de 70 plantas para exportação ao mercado chinês. Por sua vez, a China também busca benefícios ao país na negociação. Os chineses querem, como contrapartida, um acordo de exportação de pescados para o Brasil.

Saiba Mais: Exportações de carne de frango caem 14,7% em janeiro, diz ABPA

A visita da ministra da Agricultura foi a abertura das conversas comerciais e diplomáticas do governo brasileiro com autoridades chineses. Dessa forma, nesta semana é o vice-presidente, Hamilton Mourão, quem está no país para se reunir com representantes do governo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O general participa da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban). Além disso, o presidente Jair Bolsonaro também tem uma viagem marcada para a China no mês que vem.

Beatriz Oliveira

Compartilhe sua opinião