Nova negociação entre China e EUA deve ocorrer no fim do mês

O vice-primeiro-ministro da China, Liu He, viajará a Washington nos dias 30 e 31 de janeiro para dar prosseguimento às negociações comerciais. As informações, que já corriam na mídia, foram confirmadas pelo Ministério do Comércio chinês, na quinta-feira (17).

Liu He se encontrará com o representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin. Esse será o segundo encontro presencial entre equipes dos países, desde que os presidentes Donald Trump (EUA) e Xi Jinping (China) encontraram-se na cúpula do G20.

Na cúpula do G20, os presidentes concordaram em um trégua de 90 dias na guerra comercial, o conflito tarifário que auxiliou na desaceleração econômica chinesa.

Na semana passada, entre os dias 07 e 09 de janeiro, negociações de nível inferior ocorreram em Pequim.

Saiba mais – Negociações entre EUA e China terminam com possibilidade de acordo

Atritos entre China e EUA

Na quinta-feira (17), o Ministério de Relações Exteriores da China afirmou que uma proposta de legislação dos EUA contra Huawei Technologies, ZTE e outras fabricantes chinesas de equipamentos para telecomunicações é “histeria”.

A porta-voz do ministério, Hua Chunying, ainda pediu aos congressistas norte-americanos que levem adiante a ideia.

Saiba mais – Fundador da Huawei dá primeira entrevista após prisão da filha 

Um grupo bipartidário de parlamentares dos EUA propôs leis que visam a proibição das vendas de chips americanos ou outros componentes para a Huawei Technologies, ZTE dentre outras companhias chinesas.

Conforme o grupo, tais empresas violam sanções dos EUA ou regras de controle de exportações.

Os projetos de lei citam especificamente a ZTE e a Huawei, companhias da China, que estão sob suspeita nos EUA pelos temores de que os produtos são utilizados para espionagem.

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião