Negociações entre EUA e China terminam com possibilidade de acordo

As negociações entre os EUA e a China duraram mais do que o esperado nesta semana.

As negociações terminaram nesta quarta-feira (9) e envolveram técnicos de ambos os países, que se encontraram em Pequim. A tentativa desse diálogo é evitar uma guerra comercial em larga escala entre os EUA e a China. O objetivo é que a primeira e a segunda maior economia do mundo superem seus contrastes comerciais.

Saiba mais: Preços do petróleo sobem com influência da negociação China-EUA

As negociações, iniciadas na última segunda-feira (7), estavam programadas para se encerrar na última terça-feira (08). Entretanto, por causa da complexidade dos assuntos tratados, foram prorrogadas até esta quarta-feira (09).

Segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lu Kang, essa prorrogação foi concordada por ambas as partes. Segundo o funcionário do governo chinês, isto demonstra “seriedade” de ambos os lados.

Ao ser questionado se a prorrogação significa que as discussões foram difíceis, Lu declarou que “prorrogar as discussões mostra que os dois lados estavam de fato sérios em conduzir as discussões.”

O subsecretário dos EUA para assuntos Agrícolas Externos e Comerciais, Ted McKinney, afirmou que a delegação norte-americana regressará em Washington ainda nesta quarta-feira.

Saiba mais: Líder da Coreia do Norte visita a China para encontrar presidente 

Saiba mais: EUA e China prometem intensificar cooperação bilateral 

“Acho que foram bem”, opinou McKinney sobre as negociações. “Foram boas para nós”, completou o subsecretário aos repórteres no hotel da delegação, sem detalhar.

As negociações desta semana foram as primeiras presenciais desde que os presidentes dos EUA e da China, Donald Trump e Xi Jinping, se encontraram na cúpula do G20 em Buenos Aires. Na capital argentina, os dois líderes concordaram uma trégua de 90 dias na guerra comercial, evitando a aprovação de novos impostos alfandegários. .

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião