China e EUA tiveram negociações construtivas sobre acordo comercial

A agência estatal de notícias da China, Xinhua, informou no último domingo (17) que o país asiático e os Estados Unidos tiveram “negociações construtivas”.

De acordo com Xinhua, as negociações foram feitas pelo telefone com o vice-primeiro-ministro da China, Liu He, o representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro americano, Steven Mnunchin.

Os negociadores discutiram as questões centrais da primeira fase de um possível acordo comercial entre as duas maiores economias do mundo. Além disso, ambos os países concordaram em manter uma comunicação próxima. A agência não forneceu mais detalhes.

Acordo provisório entre China e EUA

No início de novembro, o Ministério do Comércio da China comunicou que o país asiático e os EUA concordaram em cancelar em fases as tarifas adotadas durante sua guerra comercial. Apesar do comunicado, o Ministério não especificou um cronograma.

O planejamento é de que um acordo provisório sobre a guerra comercial entre EUA e China possa incluir uma promessa dos norte-americanos de retirar as tarifas que devem entrar em vigor em 15 de dezembro em cerca de US$ 156 bilhões em importações chinesas, que incluem :

  • celulares;
  • laptops;
  • brinquedos.

De acordo com o porta-voz do ministério chinês, Gao Feng, o cancelamento das tarifas era uma condição importante para qualquer acordo. Além disso, Gao afirmou que ambos deveriam cancelar simultaneamente algumas tarifas para que se alcance a “fase um” de um acordo comercial.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Em entrevista, Gao salientou: “A guerra comercial começou com tarifas, e deve terminar com o cancelamento de tarifas“.

A proporção de tarifas canceladas para que os dois países possam chegar à “fase um” do acordo deve ser a mesma, mas o número a ser cancelado pode ser negociado, completou Gao.

Confira Também: Guerra comercial: EUA ainda esperam acordo com China em novembro

“Nas últimas duas semanas, os principais negociadores de ambos os lados tiveram discussões sérias e construtivas para resolver várias preocupações de forma apropriada. Ambos os lados concordaram em cancelar tarifas adicionais em diferentes fases, já que os dois fizeram progresso em suas negociações.”, afirmou o porta-voz da China.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião