China quer mais negociações antes de assinar acordo comercial

A China informou nesta segunda-feira (14) que deseja levar mais adiante as negociações para depois assinar a primeira fase do acordo comercial com os Estados Unidos.

A China deverá enviar uma delegação de negociadores, liderado pelo primeiro-ministro Liu He, para finalizar um acordo por escrito no próximo mês. Além disso, o país asiático quer que o presidente americano, Donald Trump, cancele um dos aumentos nas tarifas planejado para dezembro.

As informações foram divulgadas pela a agência de notícias “Bloomberg”.

Os EUA e a China chegaram a um acordo parcial na última sexta-feira (11). Após o acordo, Trump informou, no último domingo (13) em sua conta no Twitter, que concordou em não aumentar as tarifas que estavam previstas para a próxima terça-feira (15). Ademais, o presidente norte-americano se diz otimista quanto ao encerramento das negociações.

“O meu acordo com a China é que eles começarão imediatamente a comprar grandes quantidades dos nossos produtos agrícolas, sem esperar que o acordo seja assinado nas próximas três ou quatro semanas”, publicou Trump.

….I agreed not to increase Tariffs from 25% to 30% on October 15th. They will remain at 25%. The relationship with China is very good. We will finish out the large Phase One part of the deal, then head directly into Phase Two. The Phase One Deal can be finalized & signed soon!

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) October 13, 2019

“O relacionamento com a China está muito bom. Terminaremos a grande parte da primeira fase do negócio, e seguiremos diretamente para a seguiremos diretamente para a segunda fase. O acordo da primeira fase pode ser finalizado e assinado em breve”, concluiu o mandatário.

Acordo parcial entre China e EUA

O entendimento entre as duas maiores economias do mundo estabelece as bases para um acordo mais amplo.

Confira Também: Por que o comércio com a China é tão importante para o Brasil

No acordo, a China teria aceitado concessões agrícolas para os produtos norte-americanos. Em troca, os EUA amenizariam a alta das tarifas alfandegárias prevista para ocorrer na próxima semana. Uma escalada que poderia levar a guerra comercial para outro patamar.

O acordo é provisório, e está sujeito a alterações. Entretanto, é um sinal positivo que chega poucas horas antes do aguardado encontro entre o presidente Trump e Liu He.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Na última semana China e EUA demostraram intenção de reduzir a intensidade do confronto sobre as questões comerciais. Os negociadores de ambos os países alcançaram um acordo cambial, prelúdio ao acordo provisório da última sexta.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião