China: EUA devem parar de perder tempo com disputa por coronavírus

O ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, declarou neste domingo (24) que os Estados Unidos deveriam parar de perder tempo e começar a trabalhar em conjunto com a China para enfrentar a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

As tensões entre os governos chinês e norte-americano escalaram com o início da pandemia, quando os presidentes Donald Trump e Xi Jinping começaram a trocar repetidamente discussões acerca de questões relacionadas à crise. Nas últimas semanas, a disputa se acirrou após os Estados Unidos acusarem a China de encobrimento e falta de transferência.

Além disso, as duas maiores potências econômicas do mundo entreram em conflito em função de assunto como Hong Kong, direitos humanos, comércio, assim como o apoio dos norte-americanos a Taiwan, reivindicada pelos chineses.

Wang, também conselheiro de Estado da China, expressou durante a entrevista coletiva, seus sentimentos aos Estados Unidos pela epidemia. Nos próximos dias, espera-se que o país ultrapasse a marca de 100 mil mortos, o maior número de qualquer nação.

Veja também: Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Lamentavelmente, além do enfurecido coronavírus, um vírus político também está se espalhando nos Estados Unidos. Esse vírus político está aproveitando todas as oportunidades para atacar e difamar a China”, declarou o principal diplomata do governo chinês.

“Alguns políticos ignoraram os fatos mais básicos e inventaram muitas mentiras sobre a China e planejaram muitas conspirações”, acrescentou.

China diz que potências devem coordenar políticas

Nesse sentido, o ministro chinês defendeu que a China e os Estados Unidos também precisam começar a coordenar políticas macro para suas respectivas economias, assim como para a economia global.

“Quero dizer aqui: não perca mais tempo precioso e não ignore vidas”, declarou Wang. “O que a China e os Estados Unidos mais precisam fazer é primeiro aprender um com o outro e compartilhar sua experiência na luta contra a epidemia, e ajudar cada país a combatê-la”.

Saiba mais: Baidu considera sair da Nasdaq com tensões entre EUA e China

Questionado sobre a piora das relações entre as duas potências, o diplomata comunicou que a país continua preparado para trabalhar com os Estados Unidos com a cooperação mútua.

“A China sempre defendeu que, como maior país em desenvolvimento do mundo e maior país desenvolvido, nós dois temos uma grande responsabilidade pela paz e pelo desenvolvimento mundial”, salientou Wang. “China e Estados Unidos devem ganhar com a cooperação e perder com o confronto”.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião