Grana na conta

China quer manter crescimento industrial estável em 2020

De acordo com o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, o país está confiante em manter um crescimento industrial estável neste ano.

O ministro responsável pela pasta disse, nesta segunda-feira (20), que apesar das grandes pressões sobre o setor, amparada por cortes de impostos e massivo apoio da política monetária, a produção industrial da China pode continuar crescendo.

O setor superou as expectativas em dezembro, crescendo 6,9% em relação ao mesmo período de 2018. Este foi o ritmo mais forte em nove meses, fazendo com que o acumulado anual atingisse uma expansão de 5,7%.

Confira: Brexit: ministro quer dobrar o crescimento econômico do Reino Unido

O crescimento da economia da segunda maior economia do planeta recuou para uma mínima de 29 anos de 6,1% no ano passado, em meio à guerra comercial com os Estados Unidos. Com isso, mais estímulos estão previstos para 2020 à medida que o país procura impulsionar a demanda doméstica que mostra-se devagar.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“Olhando para 2020, o desenvolvimento industrial enfrenta muitas dificuldades e riscos”, afirmou o ministro Miao em entrevista coletiva. “A pressão para estabilizar o crescimento industrial ainda é grande.”

No entanto, segundo ele, o governo poderá “garantir o bom funcionamento da economia industrial” em 2020, à medida que mantenha os cortes dos impostos e flexibilização monetária, fomentando o crescimento. Miao salienta que o governo continuará a implementar essas medidas com foco no setor manufatureiro, mas não deu detalhes.

Veja também: Como as sanções econômicas podem impactar a relação Brasil-Irã

O governo, ainda, também informou que seus cortes de impostos e taxas ficaram acima de 2 trilhões de iuanes (R$ 1,22 trilhões na cotação atual) no ano passado.

A China elevará o investimento em pesquisa e desenvolvimento e deve usar outros incentivos para ajudar a promover inovações e melhorar o setor manufatureiro, disse o ministro.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião