China corta compulsório dos bancos pela quinta vez em um ano

O banco central da China informou nesta sexta-feira (4), que será realizado um corte na proporção de dinheiro que devem ser mantido pelos bancos como reservas.

Esse é quinto corte realizado em um ano. Desta forma, a China pretende liberar até US$ 116 bilhões para novos empréstimos, buscando reduzir os riscos de uma desaceleração maior.

Entretanto, as medidas surgem como apoio devido as preocupações com a economia chinesa. Atualmente, o país sofre com a desaceleração da demanda doméstica e as tarifas norte-americanas sobre bens exportados.

Na última quinta-feira (3), os mercados acionários globais passaram por vendas generalizadas.

Isso aconteceu após a Apple alertar sobre a desaceleração das vendas na China, enquanto dados apontam que a atividade industrial do país recuou pela primeira vez em mais de dois anos no mês de novembro.

Saiba mais: Apple reduz expectativas de vendas devido à China

Corte de compulsório

Esse é o primeiro corte na taxa de compulsório dos bancos realizado pelo Banco do Povo da China em 2019. Entretanto, isso acontece por conta do enfraquecimento do crescimento econômico do país desde a crise financeira mundial.

De acordo com o Banco do Povo, o compulsório será reduzido em um ponto percentual em duas etapas.

Atualmente, o compulsório dos bancos é de 14,5% para grandes instituições e de 12,5% para menores bancos.

Entre 15 e 25 de janeiro os cortes entrarão em vigor. Desta forma, serão feitos antes do Ano Novo Lunar da China, onde o caixa fica mais apertado.

Tags
Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião