China classifica venda do TikTok nos EUA como “bullying econômico”

O enviado da China para a União Europeia (UE), o embaixador Zhang Ming, acusou o governo dos Estados Unidos  de “bullying econômico”, obrigando o aplicativo TikTok de vender seus ativos para permanecer no país.

“O que aconteceu com o TikTok nos Estados Unidos é um ato típico de posse coercitiva. Alguns políticos americanos estão tentado construir a chamada rede limpa sob a cobertura da justiça e a reciprocidade. Isso não passa de bullying econômico”, disse Ming em entrevista à agência de notícias “Bloomberg”.

O embaixador criticou também as restrições da UE contra a Huawei. Segundo Ming, os EUA acusam e atacam a empresa de tecnologia sem provas. A exclusão de companhias chinesas dos mercados europeu e americano por motivos de segurança nacional não está baseada em nenhuma evidência concreta, afirmou o embaixador. Essas medidas são contra os princípios de “livre comércio e multilateralismo”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O TikTok, controlado pela ByteDance, sofre pressão nos EUA, após o presidente Donald Trump obrigar a venda dos ativos, em razão da guerra comercial com a China. Para o embaixador essa venda forçada do aplicativo nos EUA é um “roubo sancionado pelo estado”.

Oracle confirma “parceria tecnológica” com TikTok

A empresa de tecnologia dos Estados Unidos, Oracle, confirmou na última segunda-feira (14) que faz parte de uma proposta submetida pela ByteDance, controladora do aplicativo chinês TikTok.

Segundo o comunicado, a Oracle e o TikTok fecharam uma “parceria tecnológica”, a empresa será uma “provedora confiável de tecnologia” e deve assumir o gerenciamento dos dados de usuários do aplicativo de vídeos nos EUA.As companhias firmaram um acordo de parceira, em vez de uma venda direta, como era esperado pelo presidente Donald Trump.

O secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnunchin, afirmou ao jornal “CNBC”, na segunda, que terá “discussões com a Oracle e o seu time técnico durante os próximos dias”.  “Temos muita confiança tanto na Microsoft quanto na Oracle, eles escolheram a Oracle, iremos ter uma revisão com seus times técnico e nossos times técnicos”, disse Mnunchin.

A ByteDance rejeitou a oferta da empresa fundada por Bill Gates, que era considerada a favorita para comprar o aplicativo, pois a controladora do aplicativo teria abandonado a iniciativa de vender as operações e estaria de olho em uma parceria a fim de evitar o banimento da plataforma no país.

A Oracle é uma empresa de mercado corporativo que atua na soluções de plataforma na nuvem. O gerenciamento de dados é uma das especialidades da companhia. Se o governo dos EUA não aceitar o acordo, o TikTok deverá sair do país a partir do próximo domingo (20).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião