Brasil retornará a exportar carne bovina para China

O Ministério da Agricultura afirmou que o Brasil voltará a exportar carne bovina para a China. O país asiático é o principal exportador do mercado de carne do Brasil em faturamento. As exportações foram suspensas devido a doença conhecida como “vaca louca”.

Em entrevista ao G1, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que “os embarques devem ser retomados imediatamente estamos aguardando os detalhes”. No último dia 3 o governo suspendeu as exportações de carne bovina para China devido ao acordo sanitário entre os países.

A doença “vaca louca” é um caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina e foi encontrado em um animal no Mato Grosso. Com isso, o acordo entre Brasil e China prevê suspensão imediata da exportação por período temporário.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Brasil maior exportador de carne do mundo

Conforme pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Indústria Exportadoras de Carnes (Abiec), o Brasil consolidou-se como o maior exportador mundial de carne bovina em 2018.

No ano passado, as exportações brasileiras de carne bovina alcançaram 1,64 milhão de toneladas. Este volume é 11% maior que o registro de 2017. Já em receita, o valor atingiu US$ 6,57 bilhões, apresentando alta de 7,9% frente ao resultado de 2017.

Saiba Mais: China pode comprar mais carne bovina brasileira, diz embaixador

Os destaques de consumidores desse setor do mercado são a União Europeia, Chile e os Emirados Árabes.

O presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli, afirmou que o progresso é consequência de melhorias em todas as etapas do processo produtivo. “Nos permite cumprir as mais exigentes regras internacionais com uma carne de qualidade e competitiva”, disse Camardelli.

Em questão de volume, Hong Kong lidera com 24% do total exportado, somando cerca de 395 mil toneladas. Por sua vez, a China foi o maior destino em faturamento. Do total arrecadado, 22,63% veio do país asiático, somando aproximadamente US$ 1,49 bilhão.

Tags
Poliana Santos

Compartilhe sua opinião