ChefTime: Conheça a startup por trás das novas ‘dark kitchens’ do GPA

No dia 14 de maio, o presidente do multivarejo do GPA, Jorge Faiçal, disse que a empresa estava se preparando para entrar de vez no mercado de restaurantes, por meio das chamadas “dark kitchens”. A iniciativa aconteceu, também, por conta da parceria com a startup ChefTime, adquirida em novembro do último ano pelo grupo que é dono das marcas Pão de Açúcar, Extra e Assaí.

O SUNO Notícias conversou com Daniella Mello, CEO e fundadora da ChefTime, que explicou como aconteceu a parceria entre sua empresa e o gigante do comércio varejista, quais são as perspectivas de crescimento com os novos serviços e como deverá ficar a força do delivery após a pandemia de coronavírus (Covid-19).

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais.

“Nós começamos uma parceria estratégica no final de 2018, que durou exatamente um ano. Isso foi um bom ensaio para a gente ver que tinha muito potencial para todos os lados… tanto para nós como startup, para trazer inovação para dentro da empresa grande, quanto para a empresa grande, com toda sua fortaleza, conseguir impulsionar a startup. Então vemos com muito bons olhos o “corporate inovation”, esse novo jeito de inovar dentro das empresas grandes”, disse Mello.

Mesmo com uma parceria estratégica em 2018, a aquisição da ChefTime pelo GPA só foi concretizada em novembro de 2019. “Depois de um ano [da parceria], em novembro do ano passado, foi divulgada a aquisição da ChefTime pelo GPA. Desde o começo da parceria estratégica, vimos muito resultado. No primeiro ano, no final de 2019, reportamos um crescimento de 10 vezes na startup, e o ano de 2020 não deve ser diferente disso. O negócio está dando super certo”, destacou a fundadora do ChefTime.

Daniella Mello – CEO e fundadora da ChefTime

A entrada definitiva do GPA neste novo segmento de delivery de refeições prontas e produzidas a partir de suas lojas (dark kitchens) acontece em meio à pandemia de coronavírus, em que a demanda por delivery aumentou consideravelmente.

Mesmo com pouco tempo de funcionalidade em São Paulo, Mello afirmou que o projeto do “Restaurante ChefTime” tem crescido bastante. “A gente está crescendo 30% [vendas pelo app James] por semana com o projeto das ‘dark kitchens’ e temos perspectivas de operar em todo Brasil. Estamos com o time super integrado para seguir escalando nessa iniciativa”, afirmou a fundadora da foodtech (startups que aplicam tecnologia à maneira de produzir, vender ou servir alimentos).

Mello também disse que tem observado o consumo de conveniência no digital crescer nos últimos tempos, mesmo antes da pandemia. “Por isso até já tínhamos mapeado esse projeto. Aceleramos muito o processo por conta da crise que estamos vivendo. Estamos crescendo semana a semana, cobrindo cada vez mais regiões”, salientou a CEO da ChefTime, complementando também que neste momento de pandemia os serviços de delivery são essenciais para que as pessoas não precisem sair de casa.

A marca ChefTime vai operar em outras bandeiras do GPA, mas, neste início, será apenas no Pão de Açúcar (PCAR4). O serviço deverá se estender para todas as regiões do Brasil, de acordo com a empresária.

Como atuava a ChefTime antes do GPA

De acordo com Mello, a mentalidade corporativa da ChefTime sempre foi voltada para fazer uma aliança com o varejo, por ser uma empresa de gastronomia multicategoria. “A gente trabalha com todos os produtos do hortifruti, da mercearia… enfim, as nossas receitas são compostas por todos os tipos de alimentos. Então a gente não achava que tinha que se aliar diretamente a uma indústria específica. Sempre acreditamos que, se fosse para acontecer uma aquisição, tinha que ser com o varejo. Então nos estruturamos para isso e aconteceu”, destacou.

Mesmo assim, Mello ressaltou que a empresa fez e ainda faz parcerias com indústrias de alimentos. “Ainda fazemos… receitas assinadas por chef, indústrias, criando a experiência de cada marca que nos procura”, disse a executiva.

Como funciona o restaurante digital do GPA?

Por meio do aplicativo “James”, do Grupo Pão de Açúcar, o cliente pode escolher entre supermercado e a funcionalidade “restaurante”. A opção “ChefTime Pão de Açúcar” aparecerá, dependendo de sua localização, e aí é só escolher qualquer refeição do cardápio para que ela seja entregue na sua casa.

“A gente via uma grande oportunidade pela união entre o GPA com toda a sua infraestrutura, entre a James, com toda sua capacidade de entrega e usabilidade digital, e a ChefTime como marca de gastronomia e todas suas soluções e opções para o consumidor final. Então pensamos que seria perfeito juntar tudo isso para oferecer um restaurante digital“, explicou Mello.

Perguntada se o ChefTime poderá, no futuro, integrar outras plataformas de delivery, Mello afirmou que isso não irá acontecer, já que a funcionalidade está dentro do aplicativo exclusivo do GPA, o “James”.

Mais novidades em breve

Aproveitando a necessidade das pessoas em fazer o aniversário em casa por conta da pandemia do coronavírus, o ChefTime irá disponibilizar, a partir desta semana, a opção “produtos de aniversário” que oferecerá alimentos típicos de festa, como salgadinhos e bolos, segundo a empresária.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião