Bolsonaro convida a China para participar do leilão de cessão onerosa

Em seu último dia de viagem à China, o presidente da República, Jair Bolsonaro, convidou as empresas chinesas a participarem do megaleilão do pré-sal. A cessão onerosa será realizada no dia 6 do próximo mês.

“O Brasil é um mar de oportunidades para a China. Gostaria de convidar a China a participar do maior leilão de cessão onerosa. Queremos agregar valor a este intercâmbio. Creio que a China não poderia se fazer ausente neste momento”, salientou Bolsonaro durante o discurso inicial da reunião bilateral entre os países.

O presidente ressaltou a importância comercial que o país asiático tem para o País. “O Brasil precisa da China, e a China precisa do Brasil”.

Confira Também: 14 petroleiras estão inscritas no megaleilão dos excedentes da cessão onerosa

Em resposta, o presidente chinês Xi Jinping informou que o futuro das relações comerciais entre os dois países é ‘brilhante’.

“Há um futuro brilhante para a relação entre os dois países. São relações estratégicas e de longo alcance que nos unem”, ressaltou Jinping.

Cessão onerosa

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, na última quarta-feira (23), a revisão do contrato da cessão onerosa. O leilão foi aprovado por unanimidade. A cessão onerosa consiste em um megaleilão do pré-sal que ocorrerá no dia 6 de novembro. O governo federal pretende arrecadar R$ 106,5 bilhões na oferta.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Com as alterações realizadas pelo TCU no contrato, os US$ 9,05 bilhões repassados para a Petrobras ocorrerão quando o governo federal receber os recursos do bônus de assinatura do leilão. Inicialmente, a estatal receberia o montante até o dia 27 de dezembro deste ano. Contudo, o TCU salientou que, caso o leilão não ocorresse como planejado, as contas públicas sofreriam risco fiscal, pois o governo não teria recursos suficientes para honrar o contrato.

A cessão onerosa do pré-sal é a área excedente de exploração encontrada na Bacia de Santos, em São Paulo. O megaleilão oferecerá os excedentes de quatro áreas do pré-sal da Bacia de Santos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião