CEOs das ‘Big Techs’ depõem no Congresso dos EUA

Os CEOs das quatro principais empresas de tecnologia norte-americanas, Apple, Amazon, Facebook e Google, depuseram nesta quarta-feira (29) diante do Subcomitê Antitruste da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos em razão das acusações que as Big Techs vem sofrendo.

Na abertura da audiência, o presidente do Comitê de Justiça da Câmara, o democrata Jerrold Nadler, questionou o domínio das companhias sobre o mercado. Apesar disso, o parlamentar afirmou não ver a necessidade de o Congresso aprovar leis para regular a influência das Big Techs. Em pronunciamentos iniciais, todos os executivos exaltaram as contribuições de suas empresas ao país.

Veja o que disseram os CEOs das Big Techs

O diretor executivo da Amazon, Jeff Bezos, citou a obsessão de sua administração em satisfazer os consumidores. O CEO ainda ressaltou o apoio concedido a parceiros que utilizam sua plataforma para vender os produtos, o que corresponde a 60% das vendas atualmente.

O homem mais rico do mundo disse que esse número representa um sucesso para as pequenas empresas, embora também gere grandes receitas para a Amazon. O executivo ainda destacou os investimentos da varejista para a geração de empregos nos Estados Unidos.

Sundar Pichai, o CEO da Alphabet, holding dona do Google, argumentou que a discussão sobre concorrência no Congresso norte-americano se trata, na realidade, de um debate sobre oportunidade. Como imigrante vindo da Índia, o executivo salientou que sem a longa tradição americana de inovação, o trabalho de sua empresa não seria possível.

O Google possui cerca de 75 mil funcionários nos Estados Unidos e investiu quase US$ 20 bilhões (equivalente a R$ 103,4 bilhões) no país no ano de 2018, ressaltou Pichai. O CEO ainda informou que a sua companhia esteve no top 5 de investimentos nos últimos três anos.

O deputado democrata David Cicilline, presidente do subcomitê, questionou o monopólio do Google como ferramenta de buscas na internet. “Quando o Google tornou-se a porta de entrada da internet, começou a abusar de seu poder”, afirmou. O executivo, por sua vez, se limitou a a responder que está realmente focado em oferecer aos usuários “o que eles querem”.

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, alegou que o que seria bom para a sua companhia seria bom para os Estados Unidos. A empresa consegue investir em moderação de conteúdo, em ferramentas que ajudam a reduzir as dificuldades provocadas pela pandemia.

Já o diretor executivo da Apple, Tim Cook, defendeu a sua plataforma de venda de aplicativos para os dispositivos móveis App Store. O CEO ainda se antecipou a uma possível questão sobre o domínio da Big Tech no setor e afirmou que não possui uma fatia majoritária de nenhum mercado em que concorre.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião