CEO do HSBC quer vender unidade de varejo do banco na França

O CEO interino do HSBC Holdings PLC, Noel Quinn, se prepara para vender a unidade de varejo do banco na França, a informação foi divulgada nesta quarta-feira (11) pelo jornal “Dow Jones Newswires”.

De acordo com o jornal, a alienação da deficitária francesa faria parte de um plano maior de vender unidades em que o HSBC não tenha mais necessidades estratégicas.

Em oito anos, o banco saiu de mais de 100 empresas e opera “apenas” em 65 países, diferentemente de 2011 quando operava em 87.

Ainda segundo o jornal, uma fonte teria revelado que o comprador mais provável será um banco francês que quer expandir sua participação no mercado. Atualmente, o HSBC França tem, aproximadamente, 800 mil clientes em cerca de 300 agências no país.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Além disso, o banco tem uma participação de mercado de 2% nos depósitos e empréstimos no varejo. Ainda não se sabe o valor da negociação, mas o processo de venda deve começar neste outono.

O HSBC continuará trabalhando no atacado na França e Paris permanecerá como sede do banco de investimentos na União Europeia caso o Brexit se concretize.

Saída de ex-CEO do HSBC

O CEO do HSBC, John Flint, deixou a direção da instituição após 18 meses no cargo. O anúncio foi feito no inicio de agosto. Além de Flint, o banco despediu mais 4000 empregados.

Saiba mais: HSBC anuncia saída de John Flint do cargo de CEO da instituição

De acordo com o banco, o ex-diretor do HSBC foi demitido por meio de um acordo mútuo com o conselho da instituição financeira. Além disso, o banco salientou que essa mudança é essencial para compreender “o ambiente global cada vez mais complexo e cheio de desafios” que a instituição enfrenta.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O presidente do Conselho de Administração do banco, Mark Tucker, afirmou que uma mudança precisava ser feita para alavancar o desempenho do banco HSBC.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião