Cecafé: Exportação de café subiu 15% em 2018 e terá alta em 2019

As exportações de café verde em 2018 subiram 15% em relação a 2017, somando 31,52 milhões de sacas.

De acordo com o Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé), nesta terça-feira (15), a alta foi impulsionada pelo volume recorde de 61,65 milhões de sacas de café em 2018.

Além disso, o Conselho espera que as exportações continuem crescendo em 2019. No entanto, caso sejam confirmadas as indicações positivas para safra deste ano, a expectativa é que chegue a cerca de 33 ou 34 milhões de sacas.

Safra recorde

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no último ano, o Brasil produziu um recorde de 61,65 milhões de sacas de café.

O volume final foi superior as 59,9 milhões de sacas previstas pela Companhia. Além disso, a quantidade representa um aumento de 37,1% na comparação com 2017.

A Conab ainda destacou que “às condições climáticas favoráveis, proporcionando boas floradas, à melhoria do pacote tecnológico, com uso de variedades mais produtivas como as plantas clonais em Rondônia e Mato Grosso, além da bienalidade positiva, sobretudo em lavouras da espécie arábica” foram os principais responsáveis para que fosse adquirida a safra recorde.

Saiba mais: Safra de café bate recorde e cresce 37% em 2018

Sem tarifas

Tanto os produtores quanto os exportadores brasileiros de café, querem acordo entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e União Europeia (UE).

No entanto, a expectativa é que o governo de Jair Bolsonaro conclua o acordo, para que chegue ao fim, por quatro anos, as tarifas sobre o café solúvel.

Saiba mais: Produtores e exportadores de café querem o fim das taxas sobre o produto

De acordo com o diretor de relações institucionais da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), Agnaldo Lima, “de um a dez, estamos no nove para fechar o acordo”.

Atualmente, a União Europeia cobra uma tarifa de 9%. Desta forma, o Brasil acaba ficando em desvantagem, uma vez que a Colômbia, principal concorrente, realiza exportações de café para 28 países sem os mesmos custos.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião