Carrefour tem alta de 2,3% em vendas globais no 3ºtri

O Carrefour divulgou nesta terça-feira (22) os números de suas vendas globais. Puxado pelo bom desempenho na América Latina, a varejista francesa teve alta de 2,3% no terceiro trimestre, a 20,2 bilhões de euros, em comparação com o mesmo período de 2018.

O resultado não leva em conta as vendas de combustíveis, nem diferenças de calendário. Dessa forma, em termos orgânicos, as vendas globais do Carrefour tiveram alta de 2,2%.

O valor das vendas não considera os efeitos da adoção da norma contábil IAS-29, que é utilizada para comunicados financeiros de economias hiperinflacionárias.

Com esse ajuste levado em conta, as vendas somaram 20 bilhões de euros. Dessa forma, o ajuste teve um efeito negativo de 204 milhões de euros. Considerando as vendas de combustíveis e os efeitos cambiais, as vendas tiveram alta de 0,7%. Com as taxas de câmbio constantes, a alta foi de 1,5%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

“O desempenho no terceiro trimestre de 2019 se compara a um terceiro trimestre no ano passado que foi excepcionalmente dinâmico, particularmente em alimentos (diversas ações promocionais, particularmente em hipermercados, a Copa do Mundo e os efeitos da onda de calor)”, informa um trecho do relatório.

As vendas na França diminuíram 3,2% no trimestre, em comparação com o mesmo período de 2018, para 9,7 bilhões de euros, e 0,9% se não for contadas as vendas de combustíveis e diferenças temporais. As vendas de alimentos, em termos ajustados, mantiveram estabilidade. No entanto, a comercialização de artigos não alimentares caiu 6,7%.

Entre os países europeus, a Espanha foi o que obteve maior destaque. As vendas ajustadas cresceram 1,5%, para 2,5 bilhões de euros. É o primeiro aumento desde o segundo trimestre de 2017.

Vendas do Carrefour Brasil

Na última segunda-feira (21), o Carrefour Brasil anunciou que obteve alta de cerca de 9% nas vendas brutas do terceiro trimestre de 2019 em comparação ao mesmo período do ano passado. O desempenho, de R$ 14,44 bilhões, foi motivado pela divisão de atacarejo e pela alta no faturamento dos supermercados do grupo.

Veja também: McDonald’s registra queda de 2% no lucro ante mesmo período de 2018

O grupo Carrefour, que gerencia a bandeira Atacadão (além de sua própria), cresceu 3,8% nas vendas de mesmas lojas durante o período de julho ao fim de setembro.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião