Carnaval: Veja o que foi notícia enquanto você curtia o feriado

Enquanto você se desligou das notícias para curtir o feriado de carnaval, novas informações agitaram o mercado e a economia. Para deixar você por dentro de tudo, o Suno Notícias preparou um resumo com as principais dos últimos 5 dias.

Começando pelo Covid-19, o novo coronavírus, que fez novas vítimas ao redor do mundo e chegou na última terça-feira (25) a América Latina, mais especificamente no Brasil. A primeira vítima do País é um idoso de 61 anos, que mora em São Paulo, capital, e voltou da Itália na última semana.

Na França, um francês morreu na madrugada desta quarta-feira (26), em Paris, vítima do coronavírus. O homem tinha 60 anos. O vice-ministro da Saúde, Jérome Salomon, disse que a vítima foi submetida com urgência aos exames no hospital Pitié-Salpêtrière em estado gravíssimo e faleceu durante a noite.

Na manhã desta quarta, o governo do Japão confirmou que o número de casos confirmados da doença é de 862. Do total, 157 eram pessoas contagiadas dentro do país ou turistas vindo da China e de outras regiões. O governo da Coreia do Sul também anunciou que houve um aumento mais 169 pessoas foram infectadas, subindo para 1,14 mil casos confirmados.

Veja também: Coronavírus: para estimular a economia, Hong Kong distribuirá dinheiro

A Itália confirmou a 12ª morte pelo Covid-19. O país é o mais infectado da Europa com 374 casos de pessoas infectadas. Suíça, Áustria e Croácia também registraram os primeiros casos. No Irã, já são 15 mortes provocadas pelo vírus e 95 pessoas infectadas. O número de pessoas infectadas em todo mundo já é de 80.988.

ADRs brasileiros

Nos últimos dois dias do carnaval, o Dow Jones Brazil Titans 20 ADR, que mede a performance dos 20 ADRs brasileiros mais líquidos no mercado dos Estados Unidos, apresentou baixa de de 4,41% na última segunda-feira (24) e queda de 1,99% na terça-feira (25). No total, em dois dias, houve uma queda de 6,71%.

Bolsonaro contra o Congresso

Durante o feriado de carnaval, na última terça-feira (25), o presidente Jair Bolsonaro compartilhou, por WhatsApp, um vídeo chamando a população para atos anti-Congresso. O ex-deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF), que é amigo do mandatário, confirmou a informação ao jornal “O Globo”. O deputado disse que também recebeu o material diretamente de Bolsonaro pela rede social.

Apoiadores de Bolsonaro em defesa do governo e dos militares marcaram o ato contra o Congresso. Fernando Henrique Cardoso disse que o episódio como “uma crise institucional de consequências gravíssimas”.

Os principais índices de ações dos Estados Unidos registraram o quarto dia consecutivo de queda na última terça-feira (25). O Dow Jones Industrial Average fechou em queda de 3,15%, para 27.080 pontos. O S&P 500 teve baixa 3,03%, para 3.128 pontos, e o Nasdaq Composite recuou 2,77%, para 8.965 pontos.

O S&P 500 e o Dow Industrials tiveram a pior sessão desde fevereiro de 2018 por conta das preocupações com o coronavírus.

Queda mundial na venda de automóveis

Em 2020, a venda mundial de automóveis deve ter recuo de 2,5% por conta da disseminação do coronavírus, segundo informações da agência de classificação de risco Moody’s. A agência esperava uma queda de 0,9% neste ano, entretanto o número teve que ser revisado.

Segundo a agência, a recuperação das vendas deve ocorrer somente no ano que vem, com um avanço estipulado de 1,5%.

“As vendas globais de veículos cairão 2,5% em 2020, diminuindo de uma queda de 4,6% em 2019, mas piorando do declínio de 0,9% que havíamos projetado anteriormente para este ano. As vendas se recuperarão apenas modestamente em 2021, com um crescimento de 1,5%”, afirmou Falk Frey, vice-presidente sênior da Moody’s.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião