Carlos Ghosn nega as acusações e afirma ser inocente

Preso no Japão por supostas irregularidades financeiras, o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn negou as acusações e afirmou ser inocente no caso.

“Eu fui acusado erroneamente e fui injustamente detido com base em alegações sem mérito e sem substância”, disse o comunicado que Carlos Ghosn apresentou durante audiência no Tribunal Distrital de Tóquio para justificar o motivo de sua detenção prolongada.

Essa foi a primeira aparição pública do ex-executivo brasileiro desde a prisão em 19 de novembro, de acordo com o Estadão.

Saiba mais – Presidente da Nissan: aliança com a Renault não está em perigo 

O ex-presidente da Nissan foi à sessão de terno e chinelos, aparentemente mais magro do que em registros anteriores à detenção.

Mais de mil pessoas compareceram ao tribunal a fim de assistir a audiência. Todavia, apenas 14 cadeiras estavam disponíveis para o público em geral.

O juiz Yuichi Tada, que conduziu a audiência, leu as acusações e declarou que Ghosn encontra-se preso por conta do risco de fuga, bem como para evitar que ele esconda evidências.

Os promotores de Tóquio acusam o ex-executivo de subestimar, de forma intencional, os seus rendimentos em dezenas de milhões de dólares nos registros financeiros da Nissan.

Saiba mais – Carlos Ghosn pode sair da prisão se confessar culpa, diz filho 

Saiba mais – Justiça japonesa prorroga prisão de Carlos Ghosn com novas acusações 

Somado à isso, os promotores também ponderam que o brasileiro aproveitou de sua posição para atingir ganhos pessoais, por forçar a empresa a assumir perdas pessoais em investimentos com derivativos.

Conforme o chefe da equipe de advogados do ex-presidente, Motonari Otsuru, a Nissan tinha conhecimento das operações mencionadas pelos promotores.

Otsuru completou que a multinacional concordou em assumir os contratos de empréstimos tomados por Carlos Ghosn.

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião