Caoa e Ford confirmam acordo de venda de fábrica no ABC paulista

A Ford e o Grupo Caoa selaram um acordo para a venda de uma fábrica da companhia estadunidense para a empresa brasileira. O anúncio ocorreu na tarde desta terça-feira (3) durante uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador de São Paulo, João Doria.

A montadora vendida para a Caoa está localizada em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Segundo Doria, a conclusão da negociação deverá ser anunciada em até 35 dias. A venda será dividida em duas etapas.

O presidente da Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, afirmou que a fábrica será utilizada para montar automóveis de uma marca da China. No entanto, não informou detalhes sobre qual é a empresa chinesa. Além disso, Andrade afirmou que o governo não financiará a venda.

Embora nenhuma informação oficial sobre os valores tenha sido divulgada, fontes afirmam que o investimento total da Caoa é de cerca de R$ 1 bilhão.

O anúncio da compra já era esperado há algum tempo. Em maio, o presidente da empresa brasileira afirmou que só iria prosseguir com a negociação caso o governo adotasse medidas para melhorar a confiança do investidor.

“Só queremos que o governo resolva a Previdência e a crise fiscal para voltarmos a investir”, afirmou Andrade.

Regras da negociação

Para concluir a venda, a Ford exigiu que a produção de caminhões continue na fábrica do ABC até o final de outubro deste ano.

Além disso, em um primeiro momento, 600 funcionários que trabalham atualmente na empresa norte-americana serão mantidos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Para os cerca de 1.500 funcionários que aceitaram o programa de desligamento voluntário (PDV), 750 vagas estarão disponíveis para disputa.

Caoa negocia com Sindicato dos Metalúrgicos

Na última segunda-feira (2), o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC publicou uma foto em sua página oficial indicando um encontro com representantes da empresa brasileira.

Leia também: Ford registra US$ 148 milhões de lucro no trimestre; baixa de 86,1%

“Os metalúrgicos do ABC discutiram com a direção da empresa condições trabalhistas para a contratação de trabalhadores impactados pelo fechamento da unidade da Ford, caso a aquisição da planta de São Bernardo seja efetivada. As negociações estão avançadas”, escreveu o sindicato.

A reunião abordou as questões trabalhistas relacionadas com as contratações dos funcionários que se desligaram da Ford e a aquisição da fábrica pela Caoa.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião