Caoa e Ford assinam confidencialidade para negociar fábrica de São Bernardo

A Caoa assinou um acordo de confidencialidade para negociar a compra da fábrica da Ford, em São Bernardo.

No mês de fevereiro a Ford anunciou que iria encerrar as atividade de sua fábrica no ABC paulista, a mais antiga propriedade no País. A montadora passa por um plano de reestruturação global. No mês passado, a agência Reuters informou que a Caoa tinha interesse na fábrica.

Saiba mais: Caoa admite interesse para a fábrica da Ford

A Ford não comentou o acordo de confidencialidade e a Caoa não respondeu aos pedidos de comentários. Apesar de não representar um acordo final, fontes ouvidas pela revista “Época” dizem que Caoa e Ford estão próximas de chegar a uma negociação final.

Em fevereiro, o governador de São Paulo, João Dória, tinha admitido que três empresas estavam interessadas na planta da Ford. Entretanto, ele não revelou nome, salientando apenas que duas eram multinacionais e uma era brasileira.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), tem apenas duas montadoras brasileiras. A Caoa e a Agrale. Entretanto, a Agrale, que produz caminhões, tratores e utilitários, negou qualquer interesse pela fábrica da Ford.

Saiba mais: Fechamento de fábrica da Ford afeta até 24 mil trabalhadores

A Caoa já é uma produtora de veículos, tendo uma planta própria em Anápolis, no interior de Goiás. Ela produzi veículos da marca sul-coreana Hyundai. Além disso, ela tem uma planta em Jacareí, no interior de São Paulo, onde produz veículos da marca chinesa Chery, detendo 51% das operações.

Entenda o caso

No último dia 19 de fevereiro, a Ford anunciou o fechamento de sua fábrica em São Bernardo do Campo.

A montadora norte-americana informou que vai sair do mercado de caminhões. De acordo com a Ford, essa medida é uma dos passos para “o retorno a lucratividade sustentável de suas operações na América do Sul”.

O fechamento da planta na Grande São Paulo deverá ocorrer ao longo de 2019. Hoje a fábrica de São Bernardo produz caminhões e o modelo Fiesta. Segundo a Ford, o custo dessa operação será de cerca US$ 460 milhões, entre indenizações trabalhistas, de concessionárias e de fornecedores, além da depreciação de ativos.

Saiba mais: Caoa busca vender 38 mil veículos em 2019 e crescer 280% no mercado

A Caoa começou como uma cadeia de concessionários. Hoje, a montadora já fábrica automóveis. Mais recentemente, a brasileira comprou metade de uma fábrica originalmente desenvolvida pela Chery. A Caoa já é a maior distribuidora da Ford no Brasil.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião