Canadá retira tarifas após Estados Unidos recuarem sobre aço e alumínio

O Canadá retirou as tarifas de importação sobre cerca de US$ 12,4 bilhões de dólares de produtos dos Estados Unidos. No total, o valor chega a 16,6 bilhões de dólares canadenses. As taxas estavam em vigor desde metade do ano passado. Isso porque eram uma retaliação à tarifa imposta pelos EUA sobre o aço e alumínio do Canadá.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

No entanto, na sexta-feira (17), os norte-americanos anunciaram que chegaram a um acordo com o Canadá e o México. Assim, as tarifas sobre o aço e o alumínio foram retiradas para os dois países. Dessa forma, os dois vizinhos também responderam com a retirada de tarifas.

Saiba Mais: Estados Unidos adiam em seis meses aumento de tarifa sobre automóveis importados

O Canadá retirou a tarifa sobre produtos como:

  • metais;
  • alimentos;
  • produtos de consumo.

A queda das taxas acaba com a principal barreira para a finalização do acordo de livre comércio entre os membros da América do Norte. O tratado seria uma substituição ao Nafta, Acordo de Livre Comércio da América do Norte. A ministra das relações exteriores do Canadá afirmou à CCB que trabalhará pela ratificação do tratado.

Saiba Mais: China também anuncia aumento de tarifas sobre produtos dos EUA

Tarifa sobre automóveis

No mesmo sentido, os Estados Unidos decidiram na última sexta-feira (17), adiar em seis meses o aumento das tarifas sobre automóveis importados. Além disso, a alta de 25% da taxa também atingirá peças do setor automotivo.

O anúncio foi feito pela Casa Branca e o presidente dos Estados Unidos tinha até o sábado (18) para decidir. A medida foi tomada com base nas recomendações do Departamento de Comércio. Isso porque o órgão orientou o presidente a proteger a indústria automobilística norte-americana.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O motivo da decisão, segundo a “Reuters”, seria conseguir mais tempo em negociações com a União Europeia e o Japão.

Saiba Mais: Trump eleva tarifas em US$ 200 bilhões; China afirma retaliar

As principais montadoras instaladas no país, General Motors, Volkswagen, Toyota e outras fabricantes, alertaram sobre os impactos negativos de impor tarifas de até 25% sobre carros importados e autopeças.

Beatriz Oliveira

Compartilhe sua opinião