Campos Neto diz que houve um “movimento atípico no câmbio”

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, declarou nesta terça-feira (26), que hoje foi observado um “movimento atípico no câmbio” e, por conta disso, a autoridade monetária escolheu fazer as intervenções. Ele também salientou que, caso o mesmo movimento seja observado amanhã, a intervenção voltará a ser colocada em prática.

“Hoje tivemos um movimento bastante atípico, o câmbio se descolou das outras moedas. Nós entendemos que era um momento onde o câmbio não estava funcional e fizemos duas intervenções, exatamente na linha do que tenho dito”, afirmou Campos Neto em evento.

Black Friday Suno – pague 2 anos e leve 3 nas principais assinaturas da Suno Research

“Se amanhã entendermos que, de novo, existe um movimento disfuncional, vamos voltar a fazer intervenção como fizemos hoje”, salientou o presidente do BC.

“Acho que há uma guerra sobre quem tem domínio sobre a tecnologia, Estados Unidos ou China”, diz Campos Neto

Campos Neto ainda declarou que há diversos fatores que influenciam o rebaixamento da revisão das expectativas de crescimento global. Dentre os motivos, citou os limites das políticas monetárias atuais, além de destacar a fala da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, em relação à importância de coordenação entre as políticas monetária e fiscal.

“É um reconhecimento de que a política fiscal precisa vir para ajudar. Reconhecimento de que o grau de estímulo monetário está perto do fim”, realçou Campos Neto.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

O presidente do BC também citou o envelhecimento populacional, o endividamento e as tensões comerciais. “Acho que há uma guerra sobre quem tem domínio sobre a tecnologia, Estados Unidos ou China. Isso vai se aprofundar”, declarou Campos Neto.

Intervenção do Banco Central

O BC decidiu tomar providências após o dólar bater recordes nesta terça. O BC anunciou leilão extra para vender a moeda à vista. A operação aconteceu entre às 11h03 e às 11h08 e não foram divulgadas as quantidades ofertadas.

Saiba mais: Banco Central intervém após dólar bater recorde e ficar próximo a R$ 4,27

De acordo com a autoridade monetária presidida por Campos Neto, a taxa de corte do leilão foi de R$ 4,2320. Antes dessa operação, o BC também promoveu a venda à vista de dólares e de swap cambial reverso, que corresponde a venda de dólar no mercado futuro.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião