Campos Neto: ‘Indicadores têm confirmado recuperação do PIB’

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou, nesta quarta-feira (22), que os indicadores têm demonstrado que a economia brasileira está se recuperando. De acordo com o executivo, a última estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) para 2020, de queda de 6,4%, “é pessimista”.

Em videoconferência feita pela jornal “Valor Econômico”, Campos Neto falou sobre uma possível recuperação rápida da economia, em um primeiro momento. “Tivemos uma queda muito abrupta e muito rápida da atividade econômica, por isso a tendência em um primeiro momento é de um retorno rápido também. Nos índices de confiança de alta frequência, já vemos uma recuperação grande”, disse o presidente do BC.

Campos Neto também falou sobre dados de consumo de energia e arrecadação de tributos, que sinalizaram uma recuperação da economia a partir de junho, mas destacou que o 2º trimestre ainda é incerto. “É ele que vai ditar PIB este ano [número do segundo trimestre]. Desde o último Relatório de Inflação, os indicadores têm confirmado essa recuperação”, disse o presidente do BC.

Saiba mais: No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

O executivo disse que mesmo com a recuperação no comércio e na indústria, o setor de serviços permanece sendo influenciado negativamente pela crise gerada por causa da pandemia de coronavírus. “Quando desmembramos crescimento, varejo e indústria já tiveram uma retomada forte, enquanto os serviços ainda apresentam queda. Não esperávamos que serviços ligados a tecnologia fossem cair”, afirmou Campos Neto.

O presidente do Banco Central também falou sobre a importância do auxílio emergencial de R$ 600 (também chamado de “coronavoucher”) para a retomada da economia neste momento. “Com as últimas duas parcelas de R$ 600, houve recomposição alta de renda. A categoria muito de baixo teve recomposição de 250% da renda com auxílio do governo”, disse Campos Neto.
Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião