Balanços da semana

Campos Neto afirma que dados do varejo e da indústria mostram recuperação do País

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou, nesta quarta-feira (8), que os dados relacionados a atividade econômica, no início de julho, permanecem mostrando uma recuperação do Brasil. Segundo ele, há uma melhora nas vendas no varejo e um impacto menos negativo para a indústria.

Campos Neto falou sobre o avanço nos setores durante uma apresentação divulgada pela assessoria de imprensa em uma reunião com embaixadores da União Europeia (UE). O presidente do BC usou um gráfico de vendas no varejo para mostrar o avanço para bens não duráveis entre os dias 28 de junho e 4 de julho, algo que ainda não tinha acontecido durante este período de pandemia.

Ele destacou que esses dados prévios indicam uma certa recuperação no varejo, com exceção para serviços. Sobre a indústria de manufaturas, Campos Neto disse que há diferentes trajetórias de queda e recuperação nos setores. Entretanto, ele afirmou que no consumo de energia elétrica há variações mais positivas frente aos números que o BC apresentou no dia 29 de junho.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

O presidente do BC também falou sobre a Selic e voltou a assegurar que o espaço que sobrou para a queda dos juros “é incerto e deve ser pequeno”.

Campos Neto fala sobre juro baixo e câmbio

O presidente do Banco Central afirmou, na última segunda-feira (6), que a taxa de juros básica (Selic) permanecerá próximo do patamar atual por um longo período, assim como a taxa de câmbio deverá seguir desvalorizada “durante um tempo”. A fala foi dita em entrevista a “Record News”.

Campos Neto também afirmou que a economia já está em um momento de retomada e, segundo ele, em ritmo acelerado. “E esse início da volta do crescimento tem sido de uma forma até relativamente acelerado”, disse o presidente do BC. O executivo também destacou que as projeções para a inflação também podem avançar.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião