Futebol: Câmara aprova urgência para suspensão de dívida dos clubes

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (28) o requerimento do projeto que suspende a dívida de clubes de futebol com União durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

A Câmara aprovou em votação simbólica para que o projeto seja votado com urgência. Além disso, os congressistas também aprovaram a proposta que prevê a tomada de medidas de saúde e de preservação da vida. O texto contempla profissionais considerados essenciais para o controle de doenças e para a garantia da ordem pública em caso de declaração de epidemia, de surto ou ainda de Estado de Calamidade Pública.

Garanta acesso ao Suno One, a central de informações para quem quer aprender a investir. Acesse gratuitamente clicando aqui.

Os parlamentares ainda discutem os destaques apresentados para que sejam realizadas alteração no projeto de suspensão dos pagamentos ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O texto base da proposta foi aprovada na Câmara na semana passado e prevê a paralisação dos pagamentos por enquanto durar o Estado de Calamidade Pública em função da pandemia do novo coronavírus.

Impacto do coronavírus no futebol brasileiro

Levando em conta um faturamento anual (em média) de R$ 300 milhões de cada clube da elite do Brasileirão, com exceção de Flamengo e Palmeiras, que estão registrando faturamentos bem superiores nos últimos anos, a série A pode deixar de movimentar cerca de R$ 1,5 bilhão em três meses de paralisação. Vale destacar que a quantidade de meses e os valores são apenas projeções realizadas pelo Suno Notícias.

Saiba mais: Entenda qual o impacto do coronavírus no esporte no Brasil e no mundo

Sobre a relação do clube com o patrocinador, o especialista na área de comunicação esportiva, João Henrique Areias, ex-diretor de marketing do Flamengo afirmou que é provável que os patrocinadores exijam algum tipo de compensação dos clubes, nem que seja uma extensão do prazo de patrocínio. “Por exemplo, foram X semanas sem esporte, então os patrocinador pedirá X semanas a mais no acordo, mas cada clube tem seu contrato, vai depender de como foi acordado”, conclui o especialista.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião