Câmara aprova transferência do Coaf para o Ministério da Economia

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (22) a transferência do  Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para o Ministério da Economia. A mudança foi inserida no texto-base da medida provisória da reforma administrativa, que reduz número de ministérios.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

O plenário da Câmara aprovou a mudança por votação simbólica o texto que reduziu o número de ministérios de 29 para 22. O texto tinha sido aprovado pela comissão mista do Congresso, que alterou a MP enviada pelo Executivo. O governo queria que o Coaf, órgão responsável pelo combate a fraudes financeiras e de lavagem de dinheiro, fosse subordinado ao Ministério da Justiça. 

Saiba mais: Coaf: ministro do Turismo tem operações bancárias suspeitas 

Entretanto, os partidos do chamado Centrão, assim como os da oposição, pressionaram o governo para que o órgão ficasse vinculado ao Ministério da Economia. E nesta quarta, os deputados alteraram definitivamente esse ponto.

O Coaf é uma unidade de inteligência financeira do governo federal. O órgão atua principalmente na prevenção e no combate à lavagem de dinheiro.

Derrota do governo

O voto desta quarta-feira representa uma derrota para o governo. Em particular para o ministro da Justiça, Sérgio Moro. O ex-juiz federal defendia a manutenção do Coaf sob a sua pasta.

Saiba mais: Governo quer permanência do Coaf no Ministério da Justiça 

Além disso, os deputados aprovaram a limitação das atividades de auditores da Receita Federal. Os funcionários agora não poderão investigar crimes que não sejam de ordem fiscal.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Na votação foi rejeitado o projeto que desmembrava o Ministério do Desenvolvimento Regional e recriava duas pastas: o Ministério da Integração Nacional e o Ministério das Cidades). A pasta do Desenvolvimento Regional não sera modificada.

Saiba mais: Coaf fora da Justiça: veja as fichas dos parlamentares que votaram a favor 

Em último, os deputados retiraram a demarcação de terras indígenas do Ministério da Agricultura e a atribuíram a Fundação Nacional do Índio (Funai). O órgão foi retirado do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos e passou a ser vinculado ao Ministério da Justiça. Mais uma derrota para o Executivo, além da mudança do Coaf.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião