Caixa registrou em julho maior valor histórico mensal no crédito imobiliário

O vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Jair Mahl, informou nesta terça-feira (29), durante  painel da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), que o banco registrou em julho o “maior valor histórico mensal” de financiamentos imobiliários.

“O setor tinha tudo para entrar em uma crise enorme após a pandemia. Mas todos os atores se envolveram e nós conseguimos não só vencer, mas também crescer”, declarou o vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal.

Mahl destacou que o crédito imobiliário corrigido pelo IPCA já representa 30% dos novos financiamentos originados, um valor considerado consistente. Uma das vantagens da carteira corrigida pela inflação é a possibilidade da comercialização no mercado secundário, gerando recursos para serem aplicados em novos financiamento à compra e à construção de imóveis, ressaltou.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Segundo o executivo, a Caixa está terminando seus estudos para fazer a securitização das carteiras de crédito e deve lançar ainda neste ano a primeira oferta de certificados de recebíveis imobiliários. “Estamos terminando os estudos para que tenha atração do mercado. Acreditamos que será um sucesso”, comentou.

Caixa aumenta o comprometimento de renda em crédito imobiliário

A Caixa Econômica Federal elevou no dia 20 de agosto o percentual de comprometimento de renda com crédito imobiliário em linhas atreladas ao IPCA, indicando que o nível pode aumentar ainda mais no futuro. O banco elevou o percentual permitido de 20% para 22%.

Durante um evento virtual da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o presidente-executivo do banco estatal, Pedro Guimarães, indicou que “podemos elevar esse nível de comprometimento para 25%”, alimentando o crédito imobiliário no país.

Saiba Mais: Caixa aumenta o comprometimento de renda em crédito imobiliário

A Caixa lançou em 2019 a linha de crédito imobiliária corrigida pelo IPCA, no então, elas possuíam um teto menor do que as das linhas prefixadas, que permitem comprometer até 30% da renda.

Pedro Guimarães salientou na apresentação que, até o momento, a Caixa já liberou mais do que o montante emprestado em todo o ano passado. Em 2020, cerca de R$ 20 bilhões foram liberados em crédito imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

Com informações do Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

 

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião