Caixa Econômica Federal reduz taxas de juros de suas operações

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quarta-feira (31) que cortará as taxas de juros de suas principais linhas de crédito. A redução valerá a partir da próxima quinta-feira (01) tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas.

Conforme informado pela instituição financeira, os cortes serão permanentes e poderão aumentar conforme o relacionamento do cliente com o banco. A Caixa reduzirá a taxa do cheque especial para o máximo de 9,99% ao mês.

Atualmente as taxas de cheque especial para pessoas físicas e jurídicas são de 13,45% e 33%, respectivamente. O corte também ocorrerá no crédito especial, que terá taxas máximas de 2,29% ao mês e no capital de giro, com 0,95% mensais.

O presidente da instituição, Pedro Guimarães, disse que a alta solvência da Caixa permite o corte. “Somos o banco mais solvente do mercado. Nenhum outro banco tem 2% de Índice de Basileia. Isso nos permite tomar essa medida”, afirmou Guimarães.

Caixa Sim

Além disso, o banco também anunciou o lançamento de um novo pacote de produtos, o “Caixa Sim”. A nova medida entrará em vigor no dia 19 de agosto e oferecerá reduções de juros ainda maiores.

Através desse pacote, os clientes pessoas físicas da instituição poderão obter um novo cartão de crédito internacional, sem anuidade e com crédito rotativo de 8,99% ao mês.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“A isenção de anuidade é importante em um momento de grande competição no mercado bancário, inclusive com a liberação de recursos do FGTS”, disse o presidente da Caixa.

O cheque especial para as pessoas físicas será oferecido por a partir de 8,99% ao mês. As taxas cobradas ao crédito pessoal serão reduzido em 21%, para 2,29% mensais.

Para as pessoas jurídicas o cheque especial também terá taxa de 8,99% ao mês. Já o capital de giro será reduzido para o mínimo de 0,95% ao mês e o cartão de crédito terá isenção da primeira anuidade.

Crédito imobiliário com juros reduzidos

A Caixa anunciou na última semana que pode divulgar um corte de juros nos financiamentos imobiliários. Dessa forma, as taxas poderão chegar a 31,5%.

Saiba mais: Caixa projeta programa de crédito imobiliário com juros reduzidos a 6% ao ano

A instituição estatal possui 70% do crédito habitacional do País. Como consequência, é esperado que outras corporações abram mão de valores de taxas atuais para impedir uma possível perda de clientes.

A Caixa fará um reajuste nos contratos de acordo com a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Segundo o IBGE, o IPCA deve encerrar em 3,82 em 2019.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião