Caixa vai ofertar suas 241,34 milhões de ações ON da Petrobras

A Caixa Econômica Federal fará uma oferta secundária de suas ações ordinárias (ON) da Petrobras. A medida foi divulgada pela petroleira nesta segunda-feira (10) e serão negociadas 241,34 milhões de ações. Desde o início do ano o banco já havia informado a pretensão de negociar os papéis da estatal.

Das ações da Petrobras que serão negociadas pela Caixa, 24% deverão ser destinadas a pequenos investidores, onde 2% serão de prioridade de funcionários das empresas envolvidas, que queiram realizar o investimento.

A Caixa possui 3,2% da Petrobras e busca zerar sua fatia na estatal. Nos cálculos atuais de mercado, tendo como base a cotação das ações ON da empresa às 11h26, onde cada papel valia R$ 29,30, a negociação das ações da Petrobras movimentaria R$ 7,071 bilhões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Negociação dos papéis

A oferta deverá ser comandada por UBS, que será o coordenador líder, além do Morgan Stanley, Bank of America Merrill Lynch e XP Investimentos.

As ações serão oferecidas no exterior, como ADRs, e no Brasil. Cronograma para quem deseja investir nas ações:

  • Os interessados deverão reservar as ações até 24 de junho;
  • O preço das ações deverá ser fixado em 25 de junho;
  • O anúncio do valor deve acontecer no dia 26 de junho;
  • Em 28 de junho, deve acontecer a liquidação.

Saiba mais: Ibovespa em queda com vazamento de áudios de Sérgio Moro

De acordo com a Petrobras, a oferta só acontecerá se a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Securities Exchange Comission (SEC), que são os órgãos reguladores de Brasil e Estados Unidos, respectivamente, aprovarem a negociação. Além disso, a empresa afirma que a movimentação deve acontecer em “condições favoráveis dos mercados de capitais nacional e internacional.

Papéis ON da Petrobras

Atualmente, as ações ON da Petrobras possuem alta superior ao Ibovespa. Nas últimas 52 semanas, os papéis ON da estatal tiveram alta de 66% contra 34% do Ibovespa. Na última semana, as ações da petrolífera valorizaram 5,7%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/11/6781be37-black-fase-02-conteudo-2.png

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião