Caixa: Mais de 60% dos deputados são contra a privatização do banco, diz pesquisa

De acordo com uma pesquisa realizada pelo site “Jota”, 62,4% dos deputados são contra a ideia de privatizar a Caixa Econômica Federal. Outros 33,6 % são a favor da desestatização da instituição e 4% se disseram “neutros”.

Em contrapartida, quando o assunto muda de Caixa Econômica Federal para Banco do Brasil, os parlamentares mudam de opinião. Sendo assim, 54,5% deles se disseram a favor da privatização do banco, enquanto 40,8% foram contrários e os outros 4,7% se declararam neutros (nem contra, nem a favor).

Um dado importante da pesquisa é de que todos os parlamentares que são da oposição do governo atual são contrários a privatização da Caixa.

Pelo lado do Banco do Brasil, a maioria dos que são a favor da privatização também são da base governista. Os parlamentares da oposição se disseram contrários a desestatização do BB.

Mudanças na diretoria da Caixa

A Caixa está fazendo diversas alterações em sua diretoria, preparando a companhia para a abertura de capital (IPO) de suas subsidiárias. As informações são do jornal “Valor Econômico”.

O CEO da Caixa Seguridade, Marco Barros, sairá do posto de presidência e passará a fazer parte do Conselho de Administração. Ele dará lugar a Eduardo Dacache. O executivo assumirá a holding de seguros para capitanear a privatização, que está prevista para acontecer em março.

Veja também: Petrobras deve levantar R$ 3,3 bilhões com venda de 10% da TAG

O atual vice-presidente do banco estatal, Júlio Volpp, vai assumir a presidência da Caixa Cartões, que também irá ofertar suas ações ao mercado neste ano. Paulo Angelo, vice-presidente de fundos de governo, passará a liderar a área de varejo, alvo de expansão da Caixa. O executivo, segundo fontes, fez um bom trabalho na liberação das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/06/SMT_036_22_BANNER-DIGITAL-SUNA_1000x325px-1.png

Ainda não se sabe quem irá ocupar o lugar de Dacache, que terminou recentemente a criação de uma área de atacado no banco estatal.

De acordo com o “Valor Econômico”, Barros fez um bom trabalho no levantamento das parcerias de seguros da Caixa, mas a expectativa é que Dacache passe a dar uma direção mais comercial à operação. Os dois executivos vão participar do roadshow para a oferta pública inicial de ações.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião