Se é para Caixa dar lucro, privatiza logo, diz Paulo Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta sexta-feira (17) que para a Caixa ter “lucro máximo”, será preciso privatizar a estatal. A declaração ocorreu em evento no Rio de Janeiro.

“Para que eu vou ter um banco (Caixa) com 21 mil agências no Brasil todo para dar lucro máximo? Se for para isso, privatiza, vende, funde com o Banco do Brasil. Se é pra fazer um negócio grande, vamos fazer um negócio grande. Se é pra dar lucro, então é isso”, disse ele.

Saiba mais: Caixa poderá vender R$ 7 bilhões em ações da Petrobras

Guedes, porém, não deixou claro se a fala era um brincadeira ou se havia estudos concretos sobre a possibilidade de privatizar o banco. O ministro afirmou ainda que a demanda por créditos imobiliários aumentaria se caso o custo de financiamento fosse calculado com base no IPCA mais 2% ao ano.

“Acho que (a taxa de captação) pode subir um pouquinho para o poupador, baixa um pouco para o tomador, que não seja para duas ou três grandes, mas para todo mundo, e deixa o Pedro [presidente da Caixa] fazer o lucrinho dele para fazer bonito também”, disse.

Saiba mais: Caixa prevê 3,5 mil desligamentos de funcionários em novo PDV

Programa de demissão voluntária da Caixa

Mais cedo, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, informou que o banco fará um PDV (Programa de Demissão Voluntária). O objetivo é reduzir 3,5 mil postos de trabalho.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

De acordo com o banco, a medida deve atingir 28 mil funcionários que trabalham em escritórios regionais e na matriz. O PRV começa na próxima segunda-feira (20) e termina no começo de junho.

Saiba mais: Caixa decide listar subsidiárias na B3 e na Bolsa de Nova York

Por outro lado, a Caixa declarou que irá convocar novos funcionários. “Simultaneamente, o banco vai chamar aprovados em concurso em 2014”.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião