Caixa decide listar subsidiárias na B3 e na Bolsa de Nova York

A Caixa Econômica Federal decidiu listar suas subsidiárias nas bolsas de valores do Brasil e de Nova York. As ofertas públicas iniciais (IPOs) devem ser feitas na B3, São Paulo, e na Nyse, Nova York, simultaneamente.

A empresa ainda não tem uma previsão para o valor dos IPOs. A Caixa deve colocar as subsidiárias para negociação nas bolsas já no segundo semestre de 2019. As informações foram publicadas pelo “Valor Econômico”. A Caixa ainda vai definir a porcentagem de cada subsidiária a ser negociada.

Saiba Mais: Caixa quer vender participação na Petrobras após recuperação de preços

O banco tem buscado parcerias para as empresas antes dos IPOs. No setor de cartões, a intenção é montar um joint venture com alguma companhia já da área.

Antes da listagem nas bolsas, a Caixa programa a venda de mais ações. O banco também já anunciou o fim da sua participação na Petrobras, por meio da venda dos papéis.

A Caixa planeja realizar a oferta secundária no início de maio, na expectativa de que a volatilidade tenha sido contida até lá. A oferta da Caixa será feita pelos já contratados:

  • Morgan Stanley (MSBR34);
  • UBS Group AG;
  • XP Investimentos;
  • Bank of America (BOAC34).

A venda dos setores de loterias, gestoras, cartões e seguros da Caixa já havia sido anunciada pelo presidente do banco. Pedro Guimarães, disse que a instituição pretende vender todas as suas subsidiárias até de 2020.

Saiba Mais: Caixa quer vender loterias, gestora, cartões e seguros até 2020

Listagem em ADRs Nível 3

A listagem será feita na American Depository Receipts (ADRs) Nível 3. O tipo de operação é o mais complexo. A Petrobras e a Embraer são outras estatais brasileiras que tem listagem de ADRs no nível 3 nos Estados Unidos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Nesse modelo de operação, a exigência de documentação e prestação de contas é mais intensa. Já no nível 1, a ação não é negociada na bolsa e sim no mercado de balcão. Na negociação de ADR nível 2, o papel é negociado na bolsa, mas não tem captação.

Quanto maior o nível, mais normas. No terceiro nível, a Caixa deverá atender a diversas exigências para a negociação dos papéis das suas subsidiárias.

Beatriz Oliveira

Compartilhe sua opinião