Caixa iniciará linha de crédito para micro e pequenas empresas

A Caixa Econômica Federal dará início nesta terça-feira (16) a liberação do crédito emergencial para as micro e pequenas empresas do país. A medida faz parte do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

A medida da Caixa que visa reduzir os impactos da pandemia do coronavírus (covid-19) na economia brasileira estará dividida em fases:

  1. a partir desta terça-feira (16), as mcro e pequenas empresas inscritas no Simples Nacional poderão contratar o empréstimo;
  2. no dia 23 de junho, serão iniciados os empréstimos para micro e pequenas empresas que não estão inscritas no Simples Nacional;
  3. a partir do dia 30 de junho, começarão a ser contratadas as operações para os microempreendedores individuais.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O presidente da instituição, Pedro Guimarães, prevê que serão liberados R$ 3 bilhões nessa linha de crédito. O governo federal dará garantia sobre 85% do valor a ser contratado em cada banco participante.

Pedro Guimarães também indicou que “esse é o volume da Caixa, sujeito a discussões. Podemos ampliar esse limite a partir da tomada pelas empresas. Se houver demanda muito forte, esses R$ 3 bilhões podem ser ampliados”.

De acordo com o presidente do banco, 117 mil empresas já fizeram cadastro na instituição financeira para análise do crédito. “Estamos analisando outros caminhos que façam com que esse programa possa ser acelerado ainda mais”, acrescentou.

Os empréstimos anunciados pela Caixa são proporcionais a receita

A linha de crédito corresponderá a no máximo 30% da receita bruta anual, calculada com base em 2019.

Veja também: Coronavoucher: ‘é o maior pagamento da história do Brasil’, diz presidente da Caixa

No caso das empresas que tenham menos de um ano de atividade, a linha de crédito anunciada pela Caixa corresponderá a 50% do seu capital social ou 30% da média de seu faturamento mensal, dependendo de qual for o maior valor apurado desde o início das suas atividades.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião