Caixa pretende reduzir juros do cheque especial e do cartão de crédito

A Caixa Econômica Federal informou que se prepara para reduzir os juros do cheque especial. Atualmente, a taxa se encontra em 9,5% ao mês, a redução prevê que os juros ficará entre 3% e 4% ao mês.

Além disso, a Caixa reduzirá as taxas cobradas no rotativo do cartão de crédito. Ao todo são 7 milhões de clientes que utilizam o cartão na função crédito. Em comparação aos que utilizam o débito, 100 milhões, o crédito se torna inexpressivo.

No mês de agosto, a estatal reduziu em 40% os juros cobrados no cheque especial, desse modo, passou de 290% para 194% ao ano. A pretensão da Caixa é reduzir ao longo do tempo esse percentual à metade ou a um terço.

O banco já possui uma média mais baixa nos juros do cartão de crédito, em comparação com os seus concorrentes. Ao ano, sua taxa está em 219% para os clientes que pagam o valor mínimo de suas faturas. Em outras instituições financeiras a média é de 289% ao ano.

Confira Também: Caixa quer reduzir taxa de administração para continuar gerindo o FGTS

A divulgação da redução das taxas deve ser feita após a divulgação dos resultados do terceiro trimestre para comprovar que os cortes futuros estão alinhados com a estratégia da instituição.

Caixa anuncia corte de juros para financiamento imobiliário

A Caixa Federal informou, no começo do mês de outubro, que reduziu os juros para financiamentos imobiliários com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

A taxa mínima cobrada pela Caixa passou de 8,5% ao ano mais a TR (Taxa Referencial) para 7,5%, mais a TR (que atualmente está zerada). Por outro lado, a taxa máxima deverá ser de 9,5% mais a TR.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

No site do banco público é possível realizar simulações sobre taxas de juros cobradas para esse tipo de operações.

A decisão da Caixa de reduzir as taxas de juros é uma reação ao anúncio de dois maiores bancos do Brasil, Itaú e Banco do Brasil, que também reduziram seus juros para cerca de 7,5% ao ano mais TR.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião