Caixa Econômica Federal negocia futuras parcerias na Índia

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, aproveitou, durante a visita de Jair Bolsonaro à Índia, para negociar futuras parcerias indianas.

Guirmarães conheceu oportunidades de parcerias internacionais para o financiamento de projetos de energia renovável, defesa para empresas brasileiras e pesquisa agropecuária. Além disso, a Caixa busca se aproximar das instituições financeiras do país, como o State Bank of India.

Veja Também: Brasil e Índia vão desenvolver projetos para produção de animal

O presidente do banco já tem data de uma nova visita, marcada para os próximos meses. O objetivo é estudar e conhecer operações de microcrédito e de meios pagamentos. Guimarães retorna nesta terça-feira (28) ao Brasil.

Caixa promove financiamento imobiliário atrelado a juro prefixado

A Caixa Econômica Federal, a maior provedora de crédito imobiliário do Brasil, irá inciar uma linha de financiamento com taxa de juros prefixada. Essa modalidade de crédito ainda não existe no Brasil.

Entretanto, esse produto será um pouco mais caro para o cliente do que um financiamento ligado à taxa referencial (TR), assim o banco poderá cobrir alguns dos seus riscos. A Caixa ainda está estabelecendo a modalidade.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

O CEO da estatal, afirmou que esse é um passo urgente, uma vez que a poupança, cujos recursos são atualmente a fonte mais barata do crédito imobiliário, está sob pressão. Ainda segundo ele, no entanto, os contratos atuais não são imunes à inflação. “Há uma falsa sensação de segurança”, disse, segundo relatou o jornal Valor Econômico”.

Com os cortes que vem realizando nos juros da Caixa, Guimarães conquistou a confiança do governo. Frequentemente o presidente aparece em “lives” do mandatário, que o chama de “exterminador de bancos”.

Todavia, o executivo salienta que não tem pretensões políticas, dizendo que “é técnico”. Especialista em instituições bancárias, em seu primeiro ano de gestão, decifrou os problemas da instituição e suas ineficiências.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião