Caixa antecipará crédito imobiliário prefixado para fevereiro, diz jornal

A Caixa Econômica Federal irá antecipar o lançamento do crédito imobiliário prefixado para fevereiro. A previsão anterior é que a linha fosse lançada em março. A informação foi divulgada, neste sábado (1), pelo jornal “Valor Econômico”.

De acordo com o veículo de comunicação, a antecipação ocorrerá para que o lançamento da linha de crédito imobiliário não colida com a oferta pública inicial de ações (IPO) da Caixa Seguridade. A abertura de capital da subsidiária deve acontecer entre o final de março e o começo de abril.

O banco estatal não quer que os dois eventos ocorram na mesma data para poder dar mais publicidade aos assuntos.

Segundo o jornal, o lançamento da linha provavelmente ocorrerá em uma cerimônia no Palácio do Planalto. Dessa forma, o anúncio seguirá o mesmo modelo do lançamento da linha de crédito imobiliário atrelada ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) da Caixa, que também foi anunciada em uma cerimônia no Planalto em agosto de 2019.

A linha com taxas prefixadas não dependerá da aprovação do Conselho Monetário Nacional. Neste caso, segundo o jornal, o banco estatal já possui aprovação do Banco Central (BC) para o lançamento.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

De acordo com o presidente do banco, Pedro Guimarães, a nova linha contará caxas de juros inferiores a 10% ao ano. O financiamento foi anunciado pelo executivo no dia 2 de janeiro.

Caixa negocia parcerias na Índia

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, aproveitou a visita do presidente Jair Bolsonaro à Índia, que ocorreu nesta semana, para negociar futuras parcerias com instituições do país.

Saiba mais: Caixa Econômica Federal negocia futuras parcerias na Índia

O presidente do banco estatal anunciou que estabeleceu oportunidades de parcerias internacionais para o financiamento de projetos de energia renovável, defesa para empresas brasileiras e pesquisa agropecuária. Além disso, Guimarães salientou que o banco busca se aproximar das instituições financeiras do país, como o State Bank of India.

O presidente do Caixa já tem data de uma nova visita, marcada para os próximos meses. O objetivo é estudar e conhecer operações de microcrédito e de meios pagamentos.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião