Caixa, BB e Petrobras não entrarão nas privatizações, diz Mattar

A Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e a Petrobras não entrarão no programa de privatizações do governo federal. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (3) pelo secretário especial de Desestatização, Desinvestimentos e Mercados, Salim Mattar.

Segundo Mattar, essa foi uma decisão tomada pelo presidente Jair Bolsonaro. O mandatário é favorável as privatizações e a uma redução da dimensão do Estado na economia. Entretanto, o secretário foi “Caixa, Petrobras e Banco do Brasil não está no nosso mandato para privatização”.

Saiba mais: Maioria das privatizações deve ocorrer só em 2021, diz Salim Mattar

O secretário também salientou que eventuais divergências existente entre ministros do governo Bolsonaro sobre a venda de estatais já não existem mais.

Resistência de ministros

Durante os primeiros meses do governo, Mattar tinha alertado sobre resistências dos ministros para a venda de algumas empresas estatais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

“Há um alinhamento entre os ministros. Hoje está claro que o candidato eleito Jair Bolsonaro, com 57 milhões de votos e 55% dos eleitores, teve um mandato garantido pelo povo. Todos disseram que queriam reduzir o tamanho do estado. Decorridos esses meses, os ministros estão alinhados”, declarou Mattar.

Saiba mais: Privatização começará pelos Correios, diz Bolsonaro

O secretário também definiu quais estatais não serão vendidas, salientando como o Executivo já mapeou as empresas públicas que dependerão de autorização do Congresso Nacional para serem vendidas.

Entre elas:

  • Correios
  • Casa da Moeda
  • Eletrobras

Maia favorável para as privatizações

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quinta que é favorável à privatização da Eletrobras e dos Correios. Todavia, o político salientou que uma eventual cessão da Petrobras não encontraria uma unanimidade na sociedade e no Congresso.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Não consigo responder de forma genérica sobre privatizações. Sou a favor da privatização da Eletrobras. Acho que o custo da administração da Eletrobras prejudica muito o Estado brasileiro. Isso acaba gerando prejuízo à sociedade. Esse é um caso importante”, destacou Maia saindo de uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião