Caixa e Banco do Brasil dão início a pagamento de cotas PIS/Pasep

Os benefícios do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) começaram a ser pagos nesta segunda-feira (19).

Os dois banco responsáveis pelas cotas são: Caixa Econômica Federal (PIS) e Banco do Brasil (Pasep). De acordo com a Medida Provisória (MP) 889/2019, os recursos estarão disponíveis para todos cotistas. Dessa forma, não há limite de idade e também prazo final para retirada do capital.

Essa medida provisória também melhora o saque por herdeiros. Sendo assim, é somente necessária a apresentação de uma declaração de consenso e também a apresentação de um texto que comprove que não outro herdeiro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

PIS

Nesta segunda, o pagamento do recurso só será feito para quem possui conta na Caixa Econômica Federal. No dia 26 de agosto, cotistas que têm 60 anos ou mais poderão sacar o dinheiro do PIS. Trabalhadores com até 59 anos começarão a receber no dia 2 de setembro.

Pasep

Aproximadamente 30 mil trabalhadores receberão o crédito em conta do benefício, gerido pelo Banco do Brasil, nesta segunda. Servidores públicos, militares e empregados de empresas estatais formam o grupo de trabalhadores que receberão o Pasep.

Veja também: Taxas em fundos de investimento consomem 19% da rentabilidade do cliente 

Abono salarial para nascidos em agosto

O abono salarial para os trabalhadores nascidos em agosto começou na última quinta-feira (15). Esse recurso é direcionado aos trabalhadores que estão inscritos no PIS ou no Pasep há cinco anos e que trabalharam ao menos 30 dias em 2018.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A Caixa Econômica Federal realizará o pagamento aos trabalhadores de instituições privadas. Por sua vez, os servidores públicos receberão o pagamento pelo Banco do Brasil.

“O benefício do abono salarial assegura o valor de um salário mínimo anual aos trabalhadores brasileiros que recebem até dois salários mínimos dos empregadores que contribuem para o PIS ou para ou Pasep“, afirma o governo.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião