Caged: Brasil cria 394,9 mil vagas de trabalho com carteira em outubro

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) registrou no mês de outubro a criação de 304,9 mil vagas de trabalho com carteira assinada. O número, o melhor para o mês de outubro da série histórica, iniciada em 1992, foi divulgado hoje pelo Ministério da Economia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Foram 1.548.628 contratações e 1.153.639 demissões no último mês, sendo o quarto seguido consecutivo de saldo positivo na criação de empregos formais, segundo o Caged.

A criação de vagas com carteira assinada em outubro vem dentro das projeções das instituições consultadas pelo Broadcast, do Grupo Estado, que esperavam que o Caged contabilizasse a criação de algo entre 150 mil e 340 mil vagas com carteira assinada.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Em 2020, entretanto, por conta da pandemia, o balanço do Caged ainda é negativo, com a perda de cerca de 171,13 mil vagas. Com os meses de novembro e dezembro, há a perspectiva ainda de que o saldo de vagas com carteira assinada no Brasil, contabilizados pelo Caged, fique positivo ou, ao menos, no zero a zero.

Guedes havia antecipado bom desempenho do Caged

Os números divulgados pelo Ministério da Economia confirmam a fala recente do ministro Paulo Guedes. “Tivemos Caged positivo nos últimos meses e amanhã tem mais”, afirmou o ministro ontem em evento.

A afirmação foi feita em um encontro com investidores promovido pelo Grupo Voto. Além de falar sobre as vagas de trabalho, Guedes reforçou também seu otimismo em relação à economia brasileira, dizendo que o governo Bolsonaro foi um dos que mais gastou durante a pandemia.

“Nós caímos três meses e nos três meses seguintes já estávamos subindo”, disse Guedes.

“O resultado do Caged é uma evidência empírica do trabalho do governo. Agora as narrativas são outras, de que o governo não fez nada, não faz e não tem orientação. Mesmo em meio ao caos, à tragédia e à doença, tivemos a capacidade de negociar politicamente que o dinheiro para a saúde não virasse aumento para o funcionalismo”, afirmou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião