Bayer e Monsanto são investigadas pelo Cade por anticompetitividade

A Bayer, a Monsanto Company e a Monsanto Brasil estão sendo investigadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) por supostas condutas anticompetitivas. As informações foram divulgadas pela Superintendência-Geral da autarquia na última quinta-feira (12).

O caso foi iniciado após denúncias sobre o processo de aquisição da Monsanto Company pela Bayer Aktiengesellschaft. Em fevereiro de 2018, o Cade aprovou a operação sem restrições.

O Cade instaurou o processo administrativo para analisar três procederes das companhias. O primeiro é a criação de normas específicas no âmbito do Programa Monsoy Multiplica (PMM) pelo Grupo Monsanto, que atua no melhoramento genético de sementes de soja.

O segundo refere-se à concessão, pela Monsanto, de incentivos comerciais e obtentores para determinadas tecnologias de breending incentives. E o terceiro refere-se à obrigação imposta pela Monsanto de que os multiplicadores de sementes adquiram um volume mínimo de 15% de sementes matrizes em relação à sua área de produção. O mesmo é imposto pela Bayer, todavia, sem um percentual estabelecido.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

No primeiro caso, a Superintendência do Cade entendeu que o PMM é um programa pela qual a Monsoy concede descontos sobre royalties de cultivar que lhes seriam devidos por multiplicadores de sementes de sojas.

Neste programa, a forma de cálculo dos descontos gera incentivos para que os multiplicadores participantes aumentem a proporção de sementes Monsoy ou sementes com biotecnologia Intacta em cesta de multiplicação, induzindo a fidelização.

Além disso, o Cade investiga a concessão de incentivos comerciais, pela Monsanto, para que os obtentores desenvolvam cultivares de soja com biotecnologia Intacta.

Bolsa em queda livre!? Aproveita as maiores oportunidades da bolsa brasileira com nosso acesso Suno Premium

O terceiro caso corresponde à previsão contratual, pela Monsanto, de que o multiplicador de sementes de soja adquira sementes matrizes Monsoy na proporção percentual fixa, na safra subsequente ao contrato. Embora tenha sido apurado que a Monsanto não exigiu o cumprimento da cláusula, a empresa teria benefícios caso o fizesse.

Com a implementação do processo investigativo, a Bayer e a Monsanto serão notificadas para a apresentação de suas defesas. Após todo o processo de apuração, o Cade avaliará se arquiva o caso ou impõe sanções pelas infrações à ordem econômica.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião