Cade iniciará investigação contra BRF e JBS por formação de cartel

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abrirá uma investigação contra a BRF (BRFS3) e a JBS (JBSS3). O órgão de defesa da concorrência deverá verificar a existência de uma suposta formação de cartel nos setores da carne suína e de aves.

A informação sobre a possível abertura de uma investigação contra a BRF e JBS foi divulgada nesta quinta-feira (30) pelo colunista do jornal “O Globo”, Lauro Jardim.

Segundo o jornalista, a investigação teria se inciado após declarações dos presidentes das duas gigantes das carnes. Em um evento promovido pelo Credit Suisse na última quarta-feira (29), Gilberto Tomazoni, da JBS, e Lorival Luz, da BRF, declararam que repassariam a alta do milho no mercado interno aos preços das carnes de frango e suína.

Saiba mais: JBS fecha acordo que pode movimentar R$ 3 bi em exportações à China

Além disso, Luz salientou como a recomposição das margens acabará sendo realizada, mesmo se o período de reajuste varia, na base da estratégia de cada empresa.

O mercado já vinha considerando a possibilidade algum aumento dos custos das carnes por causa dos repasses dos preços. Entretanto, as declarações dos executivos teriam desencadeado a investigação do Cade.

Investigação contra JBS e BRF pronta para iniciar

O superintendente-geral do Cade, Alexandre Cordeiro, já teria assinado a autorização para iniciar o inquérito.

As duas empresas rejeitaram as acusações. Em nota, a BRF afirmou que “atua de forma ética e íntegra em todos os seus negócios, tendo segurança em afirmar que age de acordo com as regras concorrenciais. A companhia não foi notificada sobre qualquer investigação, mas informa que permanece à disposição das autoridades para todos os esclarecimentos que se façam necessários”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Por sua vez, a JBS informou “que não foi notificada da abertura de nenhum processo investigativo no Cade até o momento e rechaça qualquer alegação de prática de cartel pela companhia”.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião