Cade investiga aumento de preço de produtos farmacêuticos

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) informou nesta quarta-feira (18) que investigará aumento de preços de produtos farmacêuticos que ocorreram após o surto de coronavírus (covid-19).

Segundo o Cade, será averiguado se “empresas estariam aumentando preços e lucros de forma abusiva diante da elevada demanda motivada pelos cuidados com o Covid-19″

A autarquia de defesa da concorrência salientou como a” decisão foi tomada tendo em vista a situação de elevada demanda por esses produtos em decorrência da necessidade de cuidados emergenciais motivados pelo aumento de casos relacionados ao Covid-19 no Brasil”.

“Black Friday” na B3 | Saiba como usar o fator Coronavírus a seu favor tendo acesso aos melhores investimentos do mercado

O Cade informou que é necessário averiguar se empresas do setor de saúde estariam aumentando os preços e lucros de forma arbitrária e abusiva. Algo que exigiria uma atuação para verificar que tais abusos, se efetivamente verificados, sejam punidos com base na Lei nº. 12.259/2011.

Coronavírus no Brasil

Desde o começo do surto de covid-19 os preços de alguns produtos farmacêuticos aumentaram sensivelmente. Muitas reclamações foram registradas nas últimas semanas, especialmente em itens como álcool-gel ou mascaras cirúrgicas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/03/Banner-home1-1.jpg

O Brasil registra atualmente 370 casos confirmados de novo coronavírus no Brasil em 18 estados e no Distrito Federal. Já há dois casos confirmados de óbitos provocados pela epidemia.

Além disso há 8.819 casos suspeitos e 1.890 casos descartados de coronavírus no País, com 18 pessoas atualmente hospitalizadas.

Saiba mais: General Augusto Heleno testa positivo para coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que sejam realizados testes em massa para detectar e isolar os pacientes infectados. Entretanto, o governo brasileiro salientou que não mudará o critério adotado até agora, e continuará testado apenas nos casos mais graves.

Empresas investigadas pelo Cade

Entre as empresas do setor farmacêutico que estão sendo investigadas estão:

  • hospitais;
  • laboratórios;
  • farmácias;
  • distribuidores
  • fabricantes de máscaras cirúrgicas;
  • álcool gel;
  • fabricantes de medicamentos para tratamento dos sintomas do Covid-19;

Todas deverão apresentar ao Cade, no prazo de 10 dias, as notas fiscais de aquisição dos produtos.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião