Balanços da semana

Cade aprova compra de sondas da Sete Brasil por Mubadala e Magni

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu sinal positivo para a compra de quatro sondas de perfuração em navios detidas pela Sete Brasil por parte das companhias Mubadala Investment Company (MIC), braço do fundo soberano de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e Magni Partners, empresa das Bermudas de serviços financeiros.

Com isso, o Cade aprovou a aquisição das empresas operadoras dos navio-sonda “NS Arpoador”, navio-sonda “NS Guarapari”, semissubmersível “SS Urca” e semissubmersível “SS Frade”, por meio de uma joint venture formada pela Mubadala e pela Magni.

A Superintendência da autarquia entendeu que o negócio trará um impacto ao segmento de de perfuração para o setor de petróleo e gás no Brasil. Contudo, as empresas compradoras terão menos de 10% do setor no País. Nesse sentido, a operação não deve afetar a competitividade.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Atualmente em recuperação judicial, a Sete Brasil foi criada para investir na construção, operação e frete sondas de perfuração voltada para uso em águas profundas. O objetivo inicial era fornecer equipamentos de exploração do pré-sal para a Petrobras (PETR4).

A empresa fundada em 2010 esteve no centro dos esquemas de corrupção no País e por anos serviu para expandir o desvio de bilhões da estatal, conforme apontaram as investigações do Ministério Público Federal (MPF), que coordena a Operação Lava-Jato, sobre a Sete Brasil.

Cade aprova aquisição da Nike no Brasil por dono da Centauro

Recentemente, o órgão antitruste também deu o aval para a compra sem restrições da totalidade das quotas da Nike do Brasil pelo Grupo SBF, controlador da Centauro (CNTO3).

O negócio integra parte da estratégia da Nike de otimizar sua atuação e presença em diversos países da América Latina, incluindo o Brasil, em relação ao posicionamento da marca volume de vendas, relação com parceiros e consumidores, segundo informaram as empresas ao Cade.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião